A Prefeitura de São Paulo afirma ter montado “uma megaestrutura para moradores e turistas aproveitarem o maior Carnaval do Brasil…”, que teve início desde o último final de semana (22 e 23), com desfiles de blocos por várias regiões da cidade (confira a programação no link abaixo).
O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes na quinta-feira (20). “São Paulo terá o maior Carnaval do Brasil e com a maior segurança. Um carnaval que teve tudo muito bem planejado para que a população possa curtir bastante. Serão 16 milhões de pessoas nas ruas da cidade e no Sambódromo com toda a infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura de São Paulo“, destacou.
Segundo as informações enviadas à imprensa, são esperados números recordes na festa deste ano. A expectativa é de que durantes os dois finais de semana as ruas da cidade recebam cerca de 16 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão de turistas, distribuídas em 601 blocos, com previsão de R$3,4 bilhões na economia da capital, “o maior retorno financeiro da história da cidade, além da geração de 50 mil empregos“.
Com a previsão de altas temperaturas nos dias da folia, a prefeitura promete uma grande operação para ajudar os foliões a amenizarem os efeitos do calor. “Serão distribuídos 2,2 milhões de copos de água em 158 tendas. Em parceria com a Sabesp, haverá 2 caminhões com torneira e 5 bebedouros. A Prefeitura também tem uma parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) para a distribuição de água“, diz o comunicado.
PUBLICUDADE
“Além de 2,2 milhões de copos d’água, serão 158 pontos de hidratação na nossa cidade, em uma parceria da Prefeitura de São Paulo com a Sabesp“, afirmou Gustavo Pires, presidente da SPTuris, empresa municipal responsável pela organização do Carnaval.
Segundo ele, os pontos de distribuição da água estão em cinco estações de metrô: Estação Vila Madalena; Estação República; Estação Anhangabaú; Estação Barra Funda e Estação Sé. Os foliões também serão refrescados por jatos d’água fornecidos por 18 caminhões-pipa.
Para saber sobre a programação dos blocos e outras atrações, a prefeitura criou o site oficial carnavalsp.com. Para acessar, clique aqui.
Segurança

(Foto: Reprodução/Redes Sociais Prefeitura SP)
Os organizadores da festa informam ter investido em tecnologia de ponta para auxiliar a polícia e a Guarda Municipal, para garantir a segurança da multidão. “Pela primeira vez, o Carnaval de São Paulo está sendo monitorado pelo Smart Sampa, maior e mais completo sistema de segurança da América Latina, com 23 mil câmeras espalhadas pela cidade…”, destaca.
Também foi anunciada a utilização de cerca de 20 drones integrados “nos 14 megablocos e 365 câmeras nos circuitos destes desfiles“.
Já em relação aos agentes nas ruas, serão “5.350 agentes da GCM nas ruas, o que garante um aumento de 30% no efetivo em relação a 2024. No Carnaval de Rua, são 470 viaturas, além de 140 motos. No Anhembi, serão 234 veículos, entre carros e motos. No ano passado, foram 866 agentes, 200 viaturas e 100 motos. Além disso, o Governo do Estado destacou 7.300 policiais militares no reforço à segurança no Carnaval de Rua da capital por dia“, reforça o informativo da prefeitura.
Mobilidade e transporte: a Prefeitura garante que fará uma operação especial no trânsito e transporte para quem for curtir o carnaval. Serão cerca de 1.300 linhas de ônibus circulando, das quais, 150 operando na madrugada. Quem for o desfile das 32 escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, contará com 1,9 mil ônibus. “A partir da zero hora de domingo, quem for utilizar o transporte público vai contar ainda com o Domingão Tarifa Zero“, assegura a nota. A SPTrans e CET estarão com 2 mil agentes distribuídos por todas as regiões.
QR Code: para se informar sobre mudanças de linhas, “a população poderá acessar o site da SPTrans. Além disso, serão instalados adesivos com QR Code em 1,3 mil pontos de ônibus com informações sobre desvios e desativação de linhas durante o Carnaval”, avisa a Sptrans.
Apoio ao turista: para auxiliar os turistas, a prefeitura afirma que vai colocar 2.875 agentes de turismo em ação, nos circuitos de rua e no Sambódromo. “Esse é o maior número de guias de turismo já registrado dentro da Ação de Apoio ao Turista, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Os guias oferecem informações sobre os horários dos desfiles, localização de banheiros, acesso ao transporte público, entre outros temas relacionados“, explica o informativo.

