“É evidente que devem ser tomadas ações imediatas e decisivas para erradicar o flagelo da fome e da pobreza. Tais ações devem ser realizadas de forma conjunta e colaborativa, com o envolvimento de toda a comunidade internacional. A implementação de medidas eficazes requer um compromisso concreto dos governos, das organizações internacionais e da sociedade como um todo. A centralidade da dignidade humana, dada por Deus, de cada indivíduo, o acesso aos bens essenciais e a justa distribuição de recursos devem ser priorizados em todas as agendas políticas e sociais“, inicia a mensagem do Papa Francisco enviada aos líderes mundiais participantes do G20, no Rio de Janeiro.
Segundo o Vatican News, na mensagem lida pelo cardeal Pietro Parolin, o Papa enfatizou a necessidade de solidariedade internacional para o combate à desigualdade e destacou o compromisso da Santa Sé em ações concretas na redistribuição justa de recursos e decisões ousadas que garantam dignidade e alimento para todos.
Em outro trecho, o Pontífice apelou para uma aliança global de longa data com a Igreja, para, ao invés de destinar recursos para comprar armas, que sejam alocados para o combate firme da desigualdade social em países mais pobres. “A Aliança poderia começar implementando a proposta de longa data da Santa Sé, que propõe redirecionar fundos atualmente alocados para armas e outros gastos militares, para um fundo global destinado a combater a fome e promover o desenvolvimento nos países mais empobrecidos. Essa abordagem ajudaria a evitar que os cidadãos desses países tivessem que recorrer a soluções violentas ou ilusórias, ou a deixar seus países em busca de uma vida mais digna“.
O G20, que reúne as 20 maiores economias do planeta, teve essa edição realizada no Rio de Janeiro, com o lema, “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável“.
Na expectativa de ter seu pedido atendido pelas autoridades participantes do evento, Francisco invocou a Deus para abençoar a realização dos trabalhos. “Que o Deus Todo-Poderoso abençoe abundantemente seus trabalhos e esforços para o verdadeiro progresso de toda a família humana“. Confira a íntegra da publicação clicando aqui.