PUBLICIDADE
DestaqueNotícias

Neurocirurgia: em participação no G20, a Bahia apresentou os avanços alcaçados na área

A Bahia foi destaque neste sábado (16), ao participar G20, evento que aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu líderes globais para discutirem economia, meio ambiente, ciência, tecnologia, entre outros temas. A participação baiana ontem foi marcada especialmente na discussão sobre neurocirurugia.

Segundo a Sesab (Secretaria de Saúde da Baia), o Estado foi representado por Karlos Figueredo, superintendente de Assistência Integral à Saúde, que apresentou os avanços que colocam a Bahia como destaque em neurocirurgia no país. Ele destacou o modelo implementado no HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade), em Feira de Santana, “considerado referência no Nordeste pela estrutura de alta complexidade e inovaçõe.

Um dos pontos enfatizados por Figueredo, durante a apresentação que ocorreu no painel “Saúde Cerebral e Triagem: Da Ciência à Política“, foi o uso de tecnologias como neuroendoscopia, neuronavegação, laboratório 3D e realidade virtual, para possibilitar procedimentos de ponta, a exemplo de neurocirurgia funcional, vascular e oncológica.

Ele também ressaltou o esforço do governo para descentralizar a saúde no estado. “Os investimentos do governo da Bahia têm transformado a saúde no estado, garantindo que unidades como o Clériston Andrade ofereçam tratamentos de alta complexidade antes restritos às capitais. Isso reflete nosso compromisso com a interiorização e a modernização do atendimento“, disse o superintendente.

De acordo com as informações, Karlos Figueredo falou ainda sobre o serviço integrado da neurocirurgia que inclui videoangiografia intraoperatória, algo inédito na Bahia, para resolução de casos graves.

Outra abordagem do profissional, foi em relação aos resultados já alcançados. “O Governo da Bahia tem obtido resultados de sucesso, em especial na Neurocirurgia. A Bahia, com seus avanços, se posiciona como referência em gestão e inovação na saúde pública, destacando-se não apenas no cenário nacional, mas também no internacional“, explicou ele.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo