Mulheres poderão concorrer em igualdade de condições no próximo concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia
Informações divulgadas pelo governo do Estado na última sexta-feira (27), afirmam que em conformidade com o STF (Supremo Tribunal Federal), o próximo concurso público para ingresso na PM (Polícia Militar) e no CBM (Corpo de Bombeiros Militar), na Baha, “garantirá às mulheres o direito de concorrer livremente e em igualdade de condições com os homens“.
Segundo o comunicado, o tema foi discutido nesta quinta-feira (26), em uma reunião preparatória de ajustes do edital de concurso. O encontro contou com participações de representantes da PGE (Procuradoria Geral do Estado da Bahia), da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), da PM e do Corpo de Bombeiros.
“A nova norma tem como principal objetivo assegurar o direito isonômico de acesso das mulheres a cargos públicos nas corporações militares, permitindo que todas as vagas sejam acessíveis às candidatas aprovadas e classificadas, sem restrições de gênero“, diz trecho da nota.
Segundo Marcela Capachi, procuradora do Estado, “a medida representará um avanço na busca por equidade de gênero nos processos seletivos do Estado e está em consonância com decisões recentes do STF que reafirmam a importância da igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos. A expectativa é que essa iniciativa fortaleça a inclusão feminina nas corporações militares da Bahia”.
Além de Capachi, também participaram da reunião, Tatiana Martins de Oliveira e Isabela Moreira de Carvalho (procuradoras do Estado); Thaís Urpia (coordenadora Técnico-administrativa do Centro de Processos Seletivos da UNEB); Heliane Mota Oliveira (coordenadora do Centro de Processos Seletivos); Aline Moscovits (advogada da Procuradoria Jurídica da UNEB); Tenente Coronel PM Luciano Nery, a Major BM Iolanda Silva Hora, o Major BM Joílson Santana Brito (representantes da Polícia Militar) e a Capitã BM Cassia Verena Souza (Foto: Divulgação/Ascom PGE.
