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Ponto SAC de Cruz das Almas começará a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (30), o Pontos SAC de Cruz das Almas começará a emitir a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional). Para a realização do novo serviço, a emissão do antigo RG, precisou ficar suspensa na unidade entre os dias 24 e 27 deste mês.

Porém, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na referida unidade, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o protocolo em mãos“, informa o comunicado enviado ao Acesse News, pela assessoria da Saeb (Secretaria de Administração da Bahia).

De acordo com as informações, a primeira via da CIN é gratuita e terá o CPF (Cadastro de Pessoa Física), como numeração única de identificação.

Na Bahia o serviço da CIN é realizado pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica), órgão ligado à SSP (Secretaria de Segurança Pública) e responsável pelo IIPM (Instituto de Identificação Pedro Mello), em parceria com a Saeb.

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É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032“, reforça o informativo da Seab.

Segundo a nota, “o atendimento da CIN é realizado somente através de agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo)“.

Para fazer a CIN: para tirar o novo documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia. Validade: “a CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos (validade de 5 anos); 12 a 60 anos incompletos (validade de 10 anos) e acima de 60 anos (validade indeterminada).

CIN digital: o novo documento também possui uma versão digital, disponível no GOV.BR. Além disso, existe ainda um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

Inclusão de outros documentos na CIN: a nova carteira também permite a inclusão dos números de documentos como: CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, condições de saúde, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista), deficiências auditiva, visual, física e intelectual; bem como, o tipo sanguíneo, fator RH, opção por ser doador de órgão e a inclusão do nome social. Conforme a nota, “caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro”. Mais informações, basta entrar em contato através dos sites da www.saeb.ba.gov.br e do SAC (www.sac.ba.gov.br), ou via call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo), | Foto: Ascom Seab.

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