Confraria preta feminina com mais de dois séculos, a Irmandade da Boa Morte vem recebendo apoio que extrapola a esfera nacional
*Por: Ìyá Márcia d’Ọ̀gún
Coletivo feminino preto mais antigo do Brasil, a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte é uma confraria religiosa afro-católica que, na sua origem, e por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros irmãos nossos escravizados.
A Irmandade tem sua composição principal, com as Irmãs de Farda (as que podem se apresentar durante as celebrações religiosas, eventos sócio-religiosos e também sociais, com a saia preta e o xale preto e vermelho) e que decidem os rumos da Confraria em reuniões com votação. A maioria dessas Irmãs tem sido questionadas, NA SUA INTEGRIDADE, LIDERANÇA E DECISÕES, nos últimos tempos.
Quebrando um silêncio de mais de duzentos anos, as citadas Irmãs se pronunciaram publicamente e tal ação comoveu a opinião pública, gerando uma campanha de apoio que já avança para outros países como Estados Unidos, Itália, Portugal e Inglaterra, dentre outros.
A campanha consiste em cartas de apoio de diversas Instituições e Terreiros; assinatura de um manifesto; exibição de cards com fotos dos apoiadores: religiosos, pessoas físicas e jurídicas, que prezam pela PAZ e RESPEITO à ANCESTRALIDADE e HIERARQUIA.
– A campanha também utiliza a hastag: #TODORESPEITOAMAIORIADASIRMASDEFARDA
Conversando com algumas dessas Irmãs, descobrimos que o objetivo de todas essas ações é reestabelecer a PAZ, mas sobretudo, o RESPEITO na Irmandade, que têm sido ameaçados nos últimos tempos por uma disputa de poder.
Acreditamos na força do Sagrado e a ele rogamos, para que A PAZ e o RESPEITO voltem a reinar.
Salve Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora da Glória! Salve a Irmandade da Boa Morte! Salve todas as Irmãs: as de Farda, que representam a garantia da tradição e as Noviças, que representam a continuidade dessa confraria, e que a PAZ [seja reestabelecia].
*@Ìyá Márcia d’Ọ̀gún é Iyalorixá do Ìlẹ̀ Àṣẹ Ẹwà Ọ̀lódùmarè, um Terreiro de Tradição Ijexá, em Lauro de Freitas; Doutora Honoris Causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e Ordem de Capelães do Brasil; Coordenadora da Renafro (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Lauro de Freitas); Membro da Renadir (Rede Nacional da Diversidade Religiosa e do Comitê InterReligioso da Bahia); Presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador; além de professora aposentada.
- Os textos assinados, são de responsabilidade de seus autores.
A Confederação Nacional de Tradição e Cultura Afro Fiutcab também está participando deste ato de solidariedade a nível nacional. Babalorixá Walter de Odé Nitá
A Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência apoia a campanha, total respeito às nossas Matriarcas.