Na noite da última terça-feira (20), equipes de saúde e segurança do governo do Estado realizaram mais um transporte de órgãos, possibilitando uma nova chance de vida para pacientes que aguardam em filas. Desta vez, o beneficiado recebeu um coração (veja imagem abaixo).
A ação aconteceu no HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade), em Feira de Santana, envolvendo equipes de profissionais do próprio HGCA, do HAN (Hospital Ana Nery), da Central Estadual de Transplantes, da OPO (Organização à Procura de Órgãos) e do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia), este último, é o responsável pelo transporte aéreo do órgão captado.
Segundo informações do HGCA, o doador foi um jovem feirense, de 23 anos, que morreu devido a complicações do diabete e cuja família, decidiu doar órgãos dele (coração, rins e córneas), para ajudar a salvar vidas de outras pessoas. O hospital afirma que, além do coração, que já foi destinado para um paciente que já aguardava pela doação, os demais órgãos foram transportados para a Central Estadual de Transplantes.
Já a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), diz que a operação reflete o esforço conjunto das equipes de saúde e segurança, que realizam um trabalho em prol da vida e do bem-estar de pacientes que aguardam na fila por um transplante.
De acordo com a secretária, Roberta Santana, o trabalho conjunto entre as instituições envolvidas, garante a agilidade necessária para que os órgãos cheguem em tempo de salvar a vida de quem já está na angústia da espera.
“A Secretaria da Saúde tem se empenhado e não mede esforços para que, quando há possibilidade de doação, tenhamos equipes preparadas para um trabalho ágil e colaborativo. A gente corre contra o tempo para levar esses órgãos até os pacientes na fila, que, geralmente, estão sofrendo há um bom tempo à espera. Queria registrar também o agradecimento à família do jovem, pela solidariedade em um momento tão difícil, e à equipe do Graer pela parceria no transporte”, destacou a secretária.
Confira o momento da chegada das equipes com o órgão doado (Produção da Imagem: Ascom/HGCA – Edição: Acesse News).