Dengue na Bahia II: Estado entra em alerta e mobiliza municípios à combater a doença; até agora quase 17 mil casos prováveis e 4 mortes
O Estado da Bahia está enfrentando um aumento significativo em casos de dengue. Levantamento feito até o último dia 24 pela Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), aponta que houve um salto para 16.771 casos prováveis de surto da doença, representado um aumento de quase 100% em comparação ao mesmo período do ano passado, que foram 8.408 casos.
Esses números foram divulgados pela Sesab na noite desta segunda-feira (27), após reunião entre a secretária Roberta Santana e gestores dos 417 municípios baianos, com seus respectivos secretários de saúde e coordenadores de vigilâncias sanitárias. O encontro contou com as parcerias do Cosems-Ba (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia), UPB (União dos Municípios da Bahia) e CES (Conselho Estadual de Saúde).
“A Bahia hoje registra mais 118 casos de coeficiente de incidência a cada 100 mil habitantes, isso significa um sinal de aleta. Nós temos 64 municípios em estado de epidemia, 129 municípios em situação de alerta e já com registro de alguns casos graves“, enumerou a secretária Roberta Santana, em um vídeo gravado após o encontro (veja o vídeo abaixo).

Em comunicado à imprensa, a Sesab afirma que o governo do estado já autorizou a aquisição de novos carros de UBV (Ultra Baixo Volume), os conhecidos fumacês; distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência e a utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades.
“O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios, contudo cada ente tem que fazer a sua parte. As prefeituras precisam intensificar as ações da atenção primária e limpeza urbana, a fim de eliminar os criadouros, e fortalecer a mobilização da sociedade, antes de recorrer ao fumacê. A dependência excessiva do fumacê, como último recurso, pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença”, enfatizou a secretária.
Ao avaliar a reunião, Márcia São Pedro diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, pontuou: “foi uma oportunidade para discutir estratégias de combate ao vetor da dengue, mas também aprimorar o manejo clínico de pacientes afetados pela doença, abrangendo desde casos leves até os mais graves“, disse ela.
Segundo as informações, Vitória da Conquista e Feira de Santana, se destacam entre os 64 municípios em epidemia. Quatro mortes ocorreram em Ibiassucê, Jacaraci e Piripá, afirma a Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito.
A população no combate: a participação ativa de todos na prevenção da doença é importante, como convoca Stela Souza, presidente do Cosems, na Bahia. “A união de forças entre o governo e a comunidade é destacada como um pilar fundamental para o controle e a redução dos impactos da dengue no estado, reforçando a importância da conscientização e colaboração de todos nesse combate”, enfatizou.
Confira no vídeo o relato da secretária Roberta Snatana.