Capoeira: maior evento do gênero homenageia 14 mestres veteranos em Salvador; um deles é cruzalmense
Começou nesta quarta-feira (24) e vai até o próximo sábado (27), segundo os organizadores, “o maior encontro de capoeira de todos os tempos“, que está acontecendo no Centro Histórico, Salvador, em homenagem a 14 mestres vivos, acima de 80 anos de idade. Trata-se do “Rede Capoeira – Heróis Populares“.
A 5ª edição do evento, com entrada gratuita, recebe representantes de várias partes do Brasil e de alguns países do mundo.
De acordo com a programação que pode ser acessada neste link, o público vai poder assistir e participar de rodas de capoeira, oficinas, competições, shows e debates. As atividades estão acontecendo no no Mercado Modelo e no Espaço Cultural da Barroquinha .
Entre as atrações musicais estão: Gerônimo, Tonho Matéria, Ganhadeiras de Itapuã e a banda Viola de Doze.
No primeiro dia, o público acompanhou a participação de um dos homenageados, o Mestre Felipe.
Na conta do Instagram @RedeCapoeira, além das informações sobre o evento, também há um link na Bio, onde alunos da rede pública de ensino, poderão se inscrever para participarem gratuitamente de palestras e painéis. Serão disponibilizadas 50 vagas diárias, informam os organizadores.

Entre os homenageados, um é cruzalmense, Mestre Olavo. “Mestre Olavo, 81 anos, nasceu na cidade de Cruz das Almas, Recôncavo da Bahia, é considerado um dos maiores construtores e tocadores de berimbau da atualidade. Mudou-se para Salvador nos anos 1960, onde conheceu o mestre Waldemar da Paixão, e deu continuidade ao trabalho artesão para construir um bom arco ancestral“, diz o post na rede social do evento.
“A quinta edição do Rede Capoeira – Heróis Populares começou e já faz história. Os mestres estão em casa, pode chegar“, convida a organização. Clique no vídeo abaixo e confira um dos momentos do primeiro dia.