Moradores da zona rural de Cruz das Almas e outros municípios do Recôncavo, sofreram com falta de energia elétrica às vésperas do Natal
Moradores de várias localidades rurais de municípios como Cruz das Almas e São Félix, por exemplo, no Recôncavo da Bahia, sofreram horrores com um blecaute na energia elétrica, por quase uma semana, reestabelecida somente na véspera do Natal. Algumas famílias tiveram prejuízos com alimentos e realizações de atividades profissionais (que dependiam desse tipo de energia), no período.
Embora as suspeitas são de que raios e os fortes ventos que aconteceram durante os temporais de chova que caíram na região, entre os dias 19 e 20, possam ter causado o apagão, as queixas dos habitantes dos lugares afetados, são contra a demora da Coelba/Neoenergia, para detectar e resolver o problema.
“Disseram que foi um fio que rompeu, lá no Tuá” (localidade rural de Cruz das Almas), comentou um moirador que preferiu não publicar seu nome. Uma dona de casa, que será identificada com o nome fictício de Felícia, relatou seu drama: “Aqui a luz ficava indo e voltando, numa fase só, quando minha geladeira começou a descongelar, fiquei desesperada e sair correndo para tentar salvar minha carne que estava no congelador“,, disse ela, sobre a rede que chega até sua residência, a partir do município de São Félix. Várias outras famílias precisaram pedir socorro para parentes e amigos da cidade de Cruz, para guardarem suas carnes e outros produtos que já haviam comprado para a ceia do Natal.
Por volta das 12h30min, deste domingo (25), dia de Natal, uma família da localidade cruzalmense Engenho de São João, trabalhava na produção de farinha (numa casa de farinha elétrica – Imagem Ilustrativa), para aproveitar o que sobrou da mandioca que havia sido ‘arrancada’ antes de acontecer a falta da energia.
