Cruz das Almas: CEC é reinaugurado para receber o modelo de Ensino Militar, a partir do ano que vem
Após passar por uma ampla reforma para adaptação em sua estrutura física, o CEC (Centro Educacional Cruzalmense), se prepara para experimentar, já a partir do ano letivo 2024, o modelo de gestão compartilhada com a PM/BA (Polícia Militar da Bahia).
O projeto foi apresentado para a população nesta sexta-feira (1º), com a entrega do prédio da unidade de ensino, já pronto para receber os alunos, professores e agentes da PM, estes últimos, que atuarão na gestão disciplinar dos estudantes.
O evento contou com as presenças do prefeito Ednaldo Ribeiro, deputado estadual Niltinho, Capitão Luiz Andrade, da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar, secretária de Educação Geisa Novaes, demais secretários municipais e vereadores de apoio ao prefeito, professores, ex-professores, alunos e ex-alunos da instituição (confira na galeria abaixo).
PUBLICIDADE

A secretária informou que a PM participará com uma equipe multidisciplinar, para colaborar com a disciplina dos alunos, porém, a gestão pedagógica continua com o município.
Novaes ressaltou a alegria com a implantação do projeto. “Hoje é um dia muito especial para nós profissionais da educação e para o município. Esse projeto que era um sonho do nosso prefeito, ter uma escola com a gestão compartilhada com a polícia militar e isso é um avanço para nossa Cruz das Almas e para a educação do nosso município“.
Na mesma linha da secretária, Capitão Luiz, reafirmou que a Polícia Militar não vai interferir na grade pedagógica da unidade e também não exercerá o papel de policiamento no local. “É importante ressaltar que a presença da equipe disciplinar, não tem um cunho de policiamento dentro da escola. Nós temos uma equipe de instrutores e coordenadores, para fazer a gestão disciplinar do ambiente escolar“, disse ele, citando o cumprimento de horário, verificação do fardamento e a harmonia do ambiente, como algumas das fuções à serem desenvolvidas.
O prefeito Ednaldo Ribeiro, por sua vez, falou sobre seu desejo em implantar esse modelo de gestão na escola do município, após conversar com militares.
“Quando nós discutíamos, Capitão Luiz, junto com a 27ª Companhia Independente, lá em 2021, quando assumir… para que nós tornássemos aqui [o SEC], um colégio modelo militar. Essa era uma vontade do passado, lá em 2019, quando alguns militares da reserva me diziam ‘Ednaldo, Cabaceiras do Paraguaçu já tem… o colégio militar‘. E eu disse à eles, se eu for prefeito, nós vamos colocar em prática esse colégio… Quero agradecer ao nosso Major Messias, junto com o capitão Luiz e toda equipe que vão trabalhar aqui…”, revelou em seu discurso.

Ribeiro disse valorizar a educação e se preocupar com a vida dos jovens do município e frisou a importância desse modelo de gestão para a formação dos alunos. “Cuidar dos nossos alunos é cuidar das famílias do nosso município. A educação é o que realmente move uma sociedade e nós temos trabalhado incansavelmente para dar mais conforto, segurança e inovação, pensado sempre no futuro dos nossos jovens“.
O CEC já conta atualmente com quase mil alunos cursando o ensino regular, mas a tendência é que haja um aumento na procura por matrícula a partir de 2024, por conta do novo modelo educacional da unidade. Porém, a secretária afirmou que só haverá possibilidade de vagas, se houver reprovação ou desistências de alguns discentes.
Para receber a nova modalidade de ensino, além da troca nas cores das paredes, o prédio do Centro Educacional passou também por outras intervenções, como: ampliação do muro; troca de portas, portões e janelas; forro das salas; polimento do piso; rede elétrica e hidráulica; refeitório, quadra poliesportiva; entre outras , conforme informou a prefeitura.
Confira aí alguns momentos do evento do CEC.



















