Notícias

Nona edição do Festival da Primavera trará programação para 10 localidades de Salvador

*Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar/Secom PMS – Fotos: Luan Teles/Ascom Secult

O Festival da Primavera, evento que marca a chegada da estação das flores em Salvador, começou neste sábado (9) e segue até o dia 1º de outubro, trazendo uma agenda recheada de música, gastronomia, esporte, feiras, cultura e lazer. A programação foi divulgada pela Prefeitura nesta terça-feira (5) em coletiva à imprensa realizada no Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves.

A agenda de atrações se estende por todos os quatro finais de semana que restam do mês de setembro e abrange 10 regiões da capital baiana: Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Parque da Cidade, Cidade Baixa, Centro Histórico, Campo Grande, Comércio e Rio Vermelho.

A programação da 9ª edição do festival traz mais de 50 atrações musicais, desde o rock até o pagode baiano; exposições em seis museus; reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha; além de feiras de gastronomia e o ciclo de debates sobre o audiovisual SalCine Conecta. Tudo poderá ser conferido, em detalhes, no site do evento: www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.

O Festival da Primavera é um evento que tem uma importância muito grande para a cidade, por promover a economia criativa. Para que as coisas aconteçam, sobretudo nos espaços públicos, a Prefeitura vai mobilizar toda sua infraestrutura. A iniciativa vai alcançar o meio cultural, de entretenimento, de esporte, agentes de turismo, dinamizando nossa economia”, destacou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Cidade Baixa e Boca do Rio – O festival começou neste sábado (9), na Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa. O local recebeu, a partir das 15h, o Samba Djanira, roda de samba com a cantora Illy. No domingo (10), a programação seguiu com o show do Jammil, no evento Pôr do Sol no Humaitá, a partir das 17h. Ainda no domingo (10), o grupo Mudei de Nome faz a volta no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, a partir das 11h, levando amantes do Carnaval a bordo do pranchão da banda.

Rio Vermelho – No final de semana seguinte, no sábado (16), no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, haverá apresentação do projeto Somos Rita Lee. A partir das 18h, os cantores Luciano Calazans, Clarice Neder, Tais Nader, Lucas, Gabriela Moraes e Laís Martins homenageiam a cantora. No dia 17, o local recebe a cantora Pitty, que comemora os 20 anos de Admirável Chip Novo, com show a partir das 19h.

Itapuã e Comércio – Mudando de final de semana, na sexta-feira (22), Itapuã será palco de shows de Guig Ghetto, Uns Kamaradas e Voa 2. As apresentações serão num trio elétrico estacionado no fim de linha do bairro, a partir das 17h.

No mesmo final de semana (22 e 23), tem festa no Comércio, na Praça Marechal Deodoro. O projeto Primavera Sunset tem início às 18h em ambos os dias. No dia 22, tocam DJ Belle, Afrocidade convidando Duquesa, Edson Gomes e Isaac Gomes. No dia 23, haverá DJ Xirita e Pedro Pondé com participação de Felipe Barros. Além disso, Nininha Problemática traz como convidados Nêssa e Groove da Laje.

Centro Histórico – No sábado (23), a partir das 13h, no Largo da Tieta, no Pelourinho, será realizada mais uma edição do projeto Colorindo Salvador. O evento pretende reforçar a descentralização cultural e valorizar artistas e público da cena LGBTQIAPN+. A edição contará com batalhas de dança, shows musicais e um afterparty. Tocam no evento Raquel Reis, Tícia, Teri, Samba Maria, Gabi Lins, Dai, Di Cerqueira, Manifesto e Afrobapho.

Cajazeiras e Periperi – A última sexta-feira de setembro, no dia 29, terá shows de Lá Furia, Parangolé e Babado Novo no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, a partir das 17h. No dia seguinte, sábado (30), a Praça da Revolução, em Periperi, receberá shows de Rafinha Asas Livres, Psirico e Lincoln, tudo a partir das 17h.

Campo Grande – No sábado (30), a partir das 17h, o Campo Grande terá o show Belô Odara, projeto de Belô Veloso em homenagem aos 80 anos do seu tio, Caetano Veloso. Também no dia 30, o Campo Grande receberá o projeto Trio do Balancê, com as cantoras Márcia Short, Ana Mameto e Carla Vise, com repertório de Gal Costa em ritmo de Carnaval. No dia seguinte, domingo (1º), o palco será dedicado à Festa da Melhor Idade, com os grupos The Fever e Renato e Seus Blue Caps, a partir das 17h.

Barroquinha – O Festival da Primavera também receberá a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha. A programação elaborada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) celebra a cultura afro-brasileira e o patrimônio cultural da cidade e acontecerá de 20 de setembro a 1º de outubro.

No dia 20, às 18h30, a reabertura será celebrada com apresentação do Cortejo Afro e terá como mestre de cerimônia convidada Koanza, personagem criada por Sulivã Bispo, que traz consigo a essência da cultura baiana e africana, representando a diversidade e a riqueza das tradições que serão homenageadas nesta celebração.

Primavera nos Museus – A temporada cultural organizada nos museus de Salvador, de 18 a 24 de setembro, terá como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. O tema deste ano ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Os espaços Casa do Rio Vermelho, Cidade da Música da Bahia, Casa do Carnaval da Bahia, Espaço Pierre Verger, Espaço Carybé e Casa do Benin trarão uma programação especial nessa linha.

SalCine Conecta – A 1ª edição do SalCine Conecta acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Cine Glauber Rocha, em Salvador. Com o tema “Aquecimento Econômico do Audiovisual”, o evento vai promover encontros entre agentes de mercado do segmento audiovisual, com atuação no setor público e privado, para destacar o potencial de desenvolvimento deste setor em Salvador.

O Festival da Primavera acaba agregando vários outros segmentos da cultura. O Salcine Conecta é o nosso trabalho voltado para o audiovisual da cidade. Serão mais de 5 mil oportunidades de formação disponíveis. Nesse evento também vamos trazer profissionais do Brasil inteiro para Salvador, trazendo inspirações e trocas de conhecimentos”, explicou o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.

Feiras e gastronomia – O Centro Histórico recebe, a partir do dia 15 até 1° de outubro, o Festival Primavera Gourmet, que já conta com a participação de mais de 30 bares, restaurantes e lanchonetes, localizados desde a Rua da Misericórdia até o Santo Antônio Além do Carmo.

A partir do dia 19 até o dia 24 acontece a Feira da Primavera para quem visitar a Praça do Campo Grande, das 9h às 20h. O evento conta com gastronomia, artes, flores e plantas e ações de saúde e bem-estar.

E no dia 23, a tradicional Festa de San Gennaro volta a acontecer no Rio Vermelho. Entre 10h e 22h, a Rua Professor Almerindo Dultra terá uma programação cultural intensa, com música e o melhor da culinária italiana.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo