DestaqueMunicípiosNotícias

Após o Acesse News publicar matéria sobre enfermeiro(a)s de Cruz das Almas, cobrando pagamento do Piso, prefeitura divulga nota e vereadora marca o AN no Whatsapp

Após o Acesse News ter publicado uma matéria na última quinta-feira (24), a qual informava que o Ministério da Saúde havia efetuado o repasse de quatro parcelas de recursos para Estados, Municípios e Distrito Federal, efetuarem o pagamento do piso salarial da categoria da enfermagem e que no município Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, esse(a)s profissionais cobravam seus pagamentos, no final da tarde desta segunda-feira (28), a prefeitura divulgou uma nota, confirmando ter recebido a verba do ministério em 22 de agosto e garantindo cumprir o acordo com os profissionais, até 22 de setembro.

Além de o AN ter recebido o comunicado da assessoria de comunicação da prefeitura (confira a íntegra abaixo), no final da noite, a líder do governo municipal na Câmara, vereadora Maria Cedraz (MDB), nos marcou no Whatsapp, pela publicação e chamando a atenção para a nota do Executivo.

Antes, a parlamentar havia usado a Tribuna da Câmara na Sessão Ordinária desta segunda-feira, para explicar os critérios para o pagamento. Segundo Cedraz, o[a]s profissionais que eram contratad[a]s e foram demitid[a]os recentemente [em razão do Processo Seletivo], também vão receber. “Cada servidor[a], terá uma ‘história’… como nós acompanhamos na Cartilha do Piso, que acredito que os diletos colegas devem ter lido a Cartilha por inteiro, as quinze páginas como eu li, vai ser feito o cálculo de acordo a cada profissional. Se o[a] profissional trabalhou 30 horas, ele[a] só vai receber aquilo que faltou das 30 horas. Porque o Piso é para enfermagem que é contratada para 44 horas… que fique isso bem entendido…”, exemplificou a vereadora, justificando que o pagamento será proporcional e que o município não tem contratos de 44 horas (confira clicando aqui, a partir do tempo 2h42min).


De acordo com as informações, o pagamento será referente aos messes de maio, junho, julho e agosto de 2023.

A Nota da prefeitura

A Prefeitura de Cruz das Almas informa que o repasse para pagamento da complementação do Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem foi realizado pelo Ministério da Saúde no último dia 22 de agosto. Além disso, também foi disponibilizada pelo Ministério, a relação dos profissionais cadastrados no município, com suas individualidades, como base para o pagamento neste primeiro momento, onde está incluso os valores retroativos referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023.
A Prefeitura está se munindo de todas as informações e orientações do Ministério da Saúde e Tribunal de Contas dos Municípios seguindo cada passo para a realização do pagamento do piso que deve ocorrer até o dia 22 de setembro conforme prazo estabelecido pelas normas do repasse.
Cabe ressaltar o compromisso e o respeito da gestão municipal com os direitos dos servidores públicos, que sempre cumpre com todas as suas obrigações
“.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo