Notícias

Agosto Dourado: Sesab promove atividades na Maternidade Tsylle Balbino, em campanha pelo aleitamento materno

Um ciclo de atividades faz parte da campanha Agosto Dourado, promovido pela Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), para abordar entre outras coisas, a importância do Aleitamento Materno, no Brasil.

De acordo com a Sesab, até o próximo dia 7, em mais de 170 países estará acontecendo a XXXII Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

Na Bahia, a abertura oficial das atividades, realizadas em parceria com o Ceam (Comitê Estadual de Aleitamento Materno) e a Sobape (Sociedade Baiana de Pediatria), aconteceu no auditório da Maternidade Tsylla Balbino (Baixa de Quintas), em Salvador, nesta sexta-feira (4), com presença da secretária da Saúde, Roberta Santana.

PUBLICIDADE

Segundo as informações, o aleitamento materno é recomendado até os primeiros seis meses de vida, podendo manter-se até os dois primeiros anos de idade da criança, conforme sugere a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Os especialistas consideram que o aleitamento é a ação que mais previne mortes em menores de 5 anos. “O leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo, que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo o de mais fácil digestão. Para as crianças, os benefícios do aleitamento perpassam pelo valor nutricional, abarcando a proteção imunológica, o menor risco de contaminação do leite, o que contribui para a redução da mortalidade e internações por diarreia e por infecção respiratória“, revela parte do texto enviado a imprensa pela assessoria da Sesab.

Em outro trecho, a secretária Roberta Santana, chega a pedir doações às mães que tenha sobra do alimento. “A gente faz um apelo a todas as mães que podem doar leite que vão a um dos nossos oito bancos de leite ou ao nosso posto de coleta na Maternidade Tsylla Balbino para poderem ajudar a outras mães e bebês“.

Alguns dos locais dos bancos de leite ficam em Salvador: Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba); Maternidade Climério de Oliveira; Hospital Geral Roberto Santos e Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto – Feira de Santana: Hospital Inácia Pinto dos Santos e Hospital Estadual da Criança – Itabuna: Hospital Manoel Novaes – Vitória da Conquista: Hospital Municipal Esaú Matos.

A programação

A programação do Agosto Dourado, está acontecendo em maternidades de diversos municípios baianos. São atividades realizadas pelos profissionais da atenção básica.

Neste domingo (6), por exemplo, acontece uma Caminhada no Jardim de Alah, às 8h30, reunindo gestores de Saúde, representantes de Sociedades Científicas, profissionais de Saúde do SUS e estudantes interessados no tema de Aleitamento Materno de todo o estado.

No próximo dia 19, das 10h às 16h, acontecerá uma ação na Estação da Lapa, com a participação de representantes da Sesab e Comitê Estadual de Aleitamento Materno.

Já no dia 25, das 14 às 17 horas, será realizado o VII Seminário Estadual do Agosto Dourado da Bahia, em parceria com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (CEAM).

De acordo com o comunicado, nesse encontro serão apresentadas experiências das Comissões Hospitalares de Incentivo ao Aleitamento Materno de Unidades Hospitalares e demais instituições, e abordados temas para dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas que tenham apresentado resultados positivos em relação ao aleitamento materno. “O evento ocorrerá formato híbrido no auditório da Sesab“, diz a nota.

Para acessar a programação nas maternidades clique aqui.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo