Professora Georgina Gonçalves é nomeada como a nova reitora da UFRB
A professora doutora Georgina Gonçalves dos Santos, foi nomeada nesta terça-feira (1º), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como a nova reitora da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), com mandato até 2027.
Georgina foi a escolhida como primeira na lista tríplice do CONSUNI (Conselho Universitário) da UFRB, em reunião ocorrida em 18 maio. O decreto, foi publicado nesta quarta-feira (2), no DOU (Diário Oficial da União).
De acordo com publicação no site da Universidade, a posse ainda está para ser definida pelo MEC (Ministério da Educação), em cerimônia que acontecera lá em Brasília. Gonçalves é a primeira mulher a assumir a Reitoria da UFRB. Ela substituirá o professor Fábio Josué, que passará a ser o vice-reitor da instituição.
“Hoje é um dia muito especial para a nossa comunidade. Um dia muito especial pra mim…”, iniciou ela em um vídeo de afirmação publicado nas redes sociais (confira abaixo).
Ainda segundo o site, a atual reitora já havia sido eleita em 2019, porém, não foi nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro, fato que nunca havia acontecido na UFRB.
Por conta disso, a professora, desabafou: “de posse dessa notícia que abre um perigoso precedente na vida democrática, não apenas das universidades públicas, mas das instituições de modo geral, e que fere de morte nossa autonomia construída com muito esforço, ao longo da curta história do ensino superior brasileiro, é que me dirijo aos diferentes segmentos de nossa sociedade, para agradecer a confiança depositada em mim, para dar continuidade ao projeto acadêmico, pedagógico, científico, cultural e político da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia“, afirmou.
Sobre a nova reitora: Georgina Gonçalves dos Santos é graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1992); mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001); doutora em Sciences de l’Éducation – Université de Paris VIII (2006); professora Associada da UFRB desde 2009; ex-diretora do CAHL (Centro de Artes, Humanidades e Letras); foi vice-reitora da UFRB de 2015 a 2019; é consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão; membro da Rede Internacional de Pesquisa sobre Avaliação pelo Estudante – Réseau International de Recherche sur l’Évaluation de l’Enseignement par les Étudiants; Professora do Programa de Pós-Graduação de EISU (Estudos Interdisciplinares sobre Universidade) e do Programa de Pós-Graduação de Políticas Sociais e Território ambos da UFRB. – Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, ações afirmativas, serviço social, políticas sociais e vida universitária.
Confira o vídeo.