Pavilhão de Aulas 3 da UFRB campus Cruz das Almas, foi entregue nesta segunda-feira
*Fotos da galeria atualizadas às 13h40min
“A UFRB ministro, também foi uma das primeiras Universidades Federais a sofrer um outro tipo de violência que marcou as universidades brasileiras no quadriênio 2019/2023, num desrespeito a nossa autonomia. Em 2019 a universidade escolheu a professora Gina [Georgina Gonçalves], por mais de 80% [para o cargo de reitora]. E lamentavelmente o governo anterior não respeitou a vontade da comunidade [acadêmica] e não a nomeou…”, assim o atual reitor Fábio Josué, iniciou seu pronunciamento na cerimônia de entrega do Pavilhão de Aulas 3, da universidade, na tarde desta segunda-feira (17).
Segundo o professor, a atitude do ex-presidente Jair Bolsonaro, o fez tomar possa da reitoria, mesmo sendo o terceiro colocado da lista, juntamente com a professora Tatiana Veloso (atual primeira-dama da Bahia], segunda colocada.
Antes do discurso do reitor, os ministros da Educação, Camilo Santana e da Casa Civil Rui Costa, o governador baiano Jerônimo Rodrigues, a primeira-dama Tatiana Veloso, secretária da educação do Estado, Adélia Pinheiro, o atual reitor professor Josué e a próxima reitora Georgina Gonçalves, deputados e outras autoridades políticas locais e regionais, visitaram o interior do pavilhão.
De acordo com as informações, o espaço de quatro mil metros de área construída, “vai abrigar a comunidade do CETEC (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas) e do CCAAB (Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas), possibilitando melhores condições para realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão“.
O valor da obra está estipulado em R$ 6,4 milhões, investimento do Governo Federal.
“[O governo anterior] cortou o o orçamento do MEC (Ministério da Educação), cortou o orçamento das Universidades. Não havia mais diálogo. Eu digo que agora, reitor, professor e estudante, entram pela porta da frente do MEC e são recebidos pelo ministro“, discursou o titular da pasta Camilo Santana. Acompanhe outras falas do ministro no vídeo abaixo.
A nova reitora que tomará posse no próximo mês, desabafou: “O senhor não imagina como eu estou emocionada, por vir o ministro da educação. O outro ministro da educação que eu cheguei a vir [do governo Bolsonaro], não achava que eu era uma reitora. Bobo ele. Eu fui reitora, eu continuo reitora, em função de uma disposição, não minha. Mas uma disposição dessa comunidade…” disse Gonçalves. Ela afirmou ter sido a primeira reitora eleita na UFRB.
Já o governador jerônimo Rodrigues, em determinado momento de seu discurso, afirmou: “Aqui em Cruz das Almas, junto com o magnífico reitor e do ministro da Educação, entregamos esse prédio importante, fundamental para garantir qualidade nas aulas. Visitamos as dependências e vimos a qualidade da obra”. Em outro momento o Líder do Executivo baiano ressaltou: “eu tenho uma gratidão muito forte pelo Recôncavo…”, ao falar sobre os próximos investimentos para a região, com destaques para estradas, educação e políticas sociais.
Durante os discursos das autoridades, grupos de alunos de outros Campus, ergueram cartazes reivindicando investimento para melhorias das estruturas físicas de prédios, bem como na qualidade de alguns cursos. Ambos os ministros garantiram que todos os pedidos serão atendidos pela gestão do governo Lula.
Confira aí no vídeo, mais trechos da fala do ministro da Educação, na coletiva de imprensa..