MunicípiosNotícias

Um dos principais cartões postais do Recôncavo Baiano, completou 138 anos

Um dos principais cartões postais do Recôncavo da Bahia, completou 138 anos nesta sexta-feira (7). Trata-se da icônica e histórica Ponte Dom Pedro II.

Erguida sobre o Rio Paraguaçu, o equipamento centenário de cerca de 365 metros de extensão, faz a ligação entre as cidades de Cachoeira e São Félix. Por ela trafegam diariamente pedestres, automóveis e trens.

Sua estrutura de ferro e madeira (substituída recentemente) importados da Inglaterra, foi inaugurada em 7 de julho de 1885. O monumento leva o nome do último imperador da época da monarquia brasileira.

Além de contribuir para a mobilidade de pessoas e transportes, a ponte também faz parte da paisagem arquitetônica do lugar. Ao longo dos anos, a estrutura passou por restaurações, incluindo a recente substituição do material que forma as pistas, colocando lâminas de ferro onde antes eram tábuas.

Além disso, a ponte é um marco arquitetônico, considerado, na época, uma das principais obras de engenharia da América do Sul“, diz trecho de uma postagem nas redes sociais da prefeitura cachoeirana. (Foto: Reprodução/Ilustrativa)

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo