Cruz das Almas: dizem que médico anunciado como novo diretor da UPA é sobrinho do prefeito; poderá configurar nepotismo
O prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), de Cruz das Almas no Recôncavo Baiano, divulgou na tarde da última sexta-feira (27), o próximo dia 11 de junho como a data para a reinauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do município, após sua reforma. Além disso, anunciou também a composição da nova equipe que atuará na linha de frente do atendimento da unidade de saúde. O diretor médico será Eric Ribeiro. O detalhe, ao que tudo indica, é que o profissional seja sobrinho do prefeito.
Se confirmadas a correlação e a indicação (e o médico não for concursado pelo município), o chefe do Executivo cruzalmense estará cometendo nepotismo, confrontando a Constituição Federal, bem como, a Súmula Vinculante 13, do STF (Supremo Tribunal Federal), que proíbem indicação de parentes até terceiro grau, para ocupação de cargos públicos, em órgãos federal, estadual e municipal.
Fechada desde maio do ano passado para sua restauração total, a nova UPA, segundo a nota da prefeitura, terá como diretora de enfermagem, a enfermeira Evelyne Leal e diretora geral, a farmacêutica Gelly Malta de Santana. A última, até meses atrás trabalhava numa farmácia da cidade, que era de propriedade do secretário de Infraestrutura, Edson Ribeiro.
Ao tomar conhecimento sobre o parentesco do médico Éric Ribeiro com o prefeito, o Acesse News entrou em contato via Whatsapp, com a gestão municipal para checar as informações.
A secretária de Saúde, Kaliane Ferreira não retornou nossa mensagem. Por sua vez, a Ascom respondeu: “A informação que temos é que o médico Eric Ribeiro é médico, independente de parentesco é um médico com experiência em urgência, com competência comprovada para assumir o cargo de diretor médico. Gelly Malta tem experiência de mais de 10 anos em gestão de pessoal, área na qual trabalhará na UPA. Onde ela trabalhou antes? Em diversos lugares“.