MunicípiosNotícias

Cruz das Almas: dizem que médico anunciado como novo diretor da UPA é sobrinho do prefeito; poderá configurar nepotismo

O prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), de Cruz das Almas no Recôncavo Baiano, divulgou na tarde da última sexta-feira (27), o próximo dia 11 de junho como a data para a reinauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do município, após sua reforma. Além disso, anunciou também a composição da nova equipe que atuará na linha de frente do atendimento da unidade de saúde. O diretor médico será Eric Ribeiro. O detalhe, ao que tudo indica, é que o profissional seja sobrinho do prefeito.

Se confirmadas a correlação e a indicação (e o médico não for concursado pelo município), o chefe do Executivo cruzalmense estará cometendo nepotismo, confrontando a Constituição Federal, bem como, a Súmula Vinculante 13, do STF (Supremo Tribunal Federal), que proíbem indicação de parentes até terceiro grau, para ocupação de cargos públicos, em órgãos federal, estadual e municipal.

Fechada desde maio do ano passado para sua restauração total, a nova UPA, segundo a nota da prefeitura, terá como diretora de enfermagem, a enfermeira Evelyne Leal e diretora geral, a farmacêutica Gelly Malta de Santana. A última, até meses atrás trabalhava numa farmácia da cidade, que era de propriedade do secretário de Infraestrutura, Edson Ribeiro.

Ao tomar conhecimento sobre o parentesco do médico Éric Ribeiro com o prefeito, o Acesse News entrou em contato via Whatsapp, com a gestão municipal para checar as informações.

A secretária de Saúde, Kaliane Ferreira não retornou nossa mensagem. Por sua vez, a Ascom respondeu: “A informação que temos é que o médico Eric Ribeiro é médico, independente de parentesco é um médico com experiência em urgência, com competência comprovada para assumir o cargo de diretor médico. Gelly Malta tem experiência de mais de 10 anos em gestão de pessoal, área na qual trabalhará na UPA. Onde ela trabalhou antes? Em diversos lugares“.

Confira aí apresentações dos novos diretores

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo