Cruz das Almas: prefeitura anuncia a entrega da Praça Multiuso restaurada e Acesse News apresenta sugestão para quadras antigas
A prefeitura de Cruz das Almas (Recôncavo Baiano) e a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, estão anunciando para este domingo (16), o que estão chamando de inauguração da reforma da Praça Multiuso, na região central da cidade.
O local conta com quadras esportivas, ciclovias, equipamentos de ginástica, bancos, palco para shows e banheiro. Alguns desses equipamentos foram restaurados e ganharam novas pinturas. Porem, foram mantidas as velhas estruturas.
Já um dos aparelhos de ginásticas, por exemplo, foi criado pela própria prefeitura. “Esse equipamento para prática de calistenia [um exercício físico], fomos nós mesmos que fizemos“, disse o secretário Valdo Caldas, em conversa com a reportagem do Acesse News, na tarde desta sexta-feira (14).
Caldas também afirmou que o palco não terá mais cobertura permanente. “A gente vai colocar cobertura apenas quando for usar o palco. É mais vantagem do que manter aquela estrutura que fica se deteriorando no tempo“, comentou ele, enquanto acompanhava os funcionários que estavam realizando os serviços.

As quadras esportivas no entanto, ganharam novas pinturas, porém, continuam com pisos de cimento e alambrados (apenas nas laterais e atrás dos gols) sustentados por ferro. Esses tipos de materiais são mais propícios a causar lesões nos praticantes de esportes.
Em fevereiro, a reportagem do Acesse News postou um vídeo (veja abaixo) na conta do portal no Instagram, mostrando um modelo de quadra mais moderna, com grama sintética, refletores (aparentam ser de led) e alambrados sustentados por estruturas em madeira. O equipamento é uma boa sugestão que pode ser copiada por Cruz das Almas e outros municípios, fica no centro da cidade de Vera Cruz, em Itaparica.
Enquanto essa ideia não chega para os cruzalmenses, o secretário promete novidades para os próximos dias. Trata-se do projeto “Família na Praça“. A ideia é atrair as pessoas para ocuparem os espaços públicos. De acordo com ele, em um dos brinquedos, pais e filhos vão poder usar por cerca de 1 hora e depois passar para a próxima família. Além disso, também terão atividades culturais.
A cidade dispõe de outras praças também com equipamentos deteriorados. Um exemplo disso, é a Praça dos Escoteiros (Baixinha da Vitória). Por lá, as estruturas da quadra de futsal estão danificadas (veja na foto ao lado). Há dois dias um frequentador do local compartilhou um vídeo em grupos de WhatsApp, mostrando as condições das ferragens que sustentam o alambrado. “Esses dias um rapaz que estava jogando, enfiou o pé aqui e caiu“, disse ao Acesse News, apontando para um espaço próximo ao ferro desgastado, um outro rapaz que também pratica o esporte. Segundo ele, a trave que fica no sentido bairro Santo Antônio, está solta.
Confira a sugestão Acesse News…
