Cruz das Almas: Mata do Cazuzinha abre trilhas para a visitação pública e chama a atenção para a questão do lixo
Uma parceria entre a Seama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e o projeto PET Mata Atlântica, do município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, inicia a abertura de trilha ecológica do Parque Florestal da Mata de Cazuzinha. A ideia é promover visitação guiada, para que pessoas que curtem o contato com a natureza, possam desfrutar desse pulmão verde, que esbanja beleza, vida e riqueza ambiental, bem no centro da cidade, porém, ainda mal explorado pela sociedade.
– O local, a partir de um estudo adequado, bem que poderia ser transformado em um parque permanente da cidade, dotado de infraestrutura para receber turistas e a população local, especialmente nos finais de semana e feriados. Os entendidos no assunto, poderiam abrir um debata para discutir a possibilidade e, quem sabe, elaborar um projeto público privado com esse objetivo.
De acordo com nota da Seama, inicialmente a trilha ecológica promovida em parceria com a Pet Mata Atlântica, terá duração aproximada uma hora, com grupos de no máximo 20 pessoas.
“Estamos abrindo a Mata de Cazuzinha para visitação, que é o nosso pulmão aqui da cidade, nessa parceria entre a prefeitura e o Pet Mata Atlântica. Você que quer conhecer a trilha é só se inscrever e agendar sua visita”, destacou o secretário Márcio Rebouças.
Ainda segundo as informações, as visitas serão monitoradas por estudantes da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) que fazem parte do Pet Mata. Os interessados podem fazer o agendamento através desse link. “Para fazer a trilha, além de precisar agendar, é recomendo a utilização de sapatos fechados, calça, camisa de manga comprida para evitar incômodos com mosquitos. É proibido dar qualquer tipo de alimento para os animais da Mata, como também jogar qualquer resíduo produzido pelos visitantes na trilha“, recomendam os organizadores.
Limpeza da Mata

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
No último sábado (25), representantes da Frente Ambientalista da Câmara de Vereadores cruzalmense e membros do PET Mata Atlântica, participaram de uma visita técnica à Mata do Cazuzinha. Entre as ações realizadas por lá, efetuaram a limpeza do local, recolhendo lixo e resíduos.
Entre os participantes, estavam os vereadores Pedro Melo e Osvaldo da Paz. Segundo as informações, as atividades foram articuladas pelo estudante Mateus Santos e coordenadas pelo professor Marcio Lacerda.
“[…fazermos está ação em nossa Mata de Cazuzinha é muito importante, pois, ficarmos mais próximos da natureza, cuidando assim da nossa casa comum e contribuindo com o Meio Ambiente…], pontuou Pedro Melo, em suas redes sociais.
De acordo com a postagem, também foram entregues ao @petmataatlantica, mudas de essências florestais, visando contribuir com os trabalhos [de reflorestamento] realizados pelo coletivo.