PUBLICIDADE
Notícias

Estudantes e profissionais da rede estadual de ensino terão atendimentos odontológico e oftalmológico gratuitos

No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado nesta segunda-feira (20), o governo da Bahia lançou o Saúde Mais Perto nas Escolas. O programa em parceria entre a SEC (Secretaria de Educação) e a Sesab (Secretaria de Saúde), visa oferecer atendimento odontológico e oftalmológico para estudantes e profissionais da educação da rede estadual de ensino.

O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Educação, Adélia Pinheiro participaram do lançamento que aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

Uma educação integral diz respeito ao tempo do estudante na escola e também às condições de conteúdo e de cuidados, que vão desde ao meio ambiente, às relações interpessoais, à cultura, à arte e também aos cuidados com a saúde. Hoje iniciando aqui esta iniciativa de atenção à saúde bucal, mas em breve vamos anunciar também a iniciativa de atenção à visão, que também integra o Saúde Mais Perto nas Escolas“, destacou o governador.   

De acordo com a nota divulgada, além da capital baiana, os consultórios instalados em carretas itinerantes, percorrerão vários municípios do interior do estado.

As carretas de odontologia do programa são equipadas como um consultório e nelas podem ser realizados procedimentos de restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva, entre outros.  O consultório itinerante comporta até dez dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem em estruturas instaladas na parte externa com acolhimento e identificação de prioridades“, detalha o comunicado.

A ação prevê atendimento de 120 pacientes por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A expectativa é de que cerca de 65 mil estudantes sejam atendidos. Mas também, professores, coordenadores pedagógicos e trabalhadores da rede estadual de ensino, serão contemplados.

Para participar do programa, serão necessários os seguintes documentos: Cartão SUS; documento de identidade; nome e número de matrícula na relação de atendimento disponibilizada pela diretoria escolar; e termo de consentimento, no caso de estudante menor de idade.

Segundo a secretária Adélia Pinheiro “iniciamos o atendimento simultâneo no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Colégio de Aplicação Anísio Teixeira e no Colégio Estadual Dalva de Matos, que são escolas sediadas na capital, cada uma com uma carreta, que pode receber estudantes de outras três, quatro ou até cinco escolas que ficam no entorno, com expectativa de que aqui em Salvador, sejam atendidos pouco mais de 13 mil estudantes e trabalhadores dessas escolas“.  

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo