PUBLICIDADE
Notícias

Dor nas costas afeta cerca de 80% das pessoas e é o segundo maior motivo de afastamento do trabalho

Umas das principais reclamações entre pessoas de diferentes faixas-etárias, é sobre dor nas costas. A OMS (Organização Mundial da Saúde), vem alertando que pelo menos 80% do ser humano, em algum momento da vida, irá sofrer com esse problema. Segundo as informações, o incômodo já é o segundo maior motivo de afastamento no trabalho e tem atingido pessoas cada vez mais jovens.

Especialistas chamam a atenção para a questão da postura corporal. “Uma má postura pode influenciar negativamente a coluna. No início, a sobrecarga pode causar dores musculares, levando a um desgaste prematuro, causando hérnias de disco, artroses, discopatia e outros problemas“, diz Alexandre Fogaça Cristante, ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Prática de atividades físicas como: natação, hidroginástica, musculação ou pilates e estar atento a uma posição correta durante as atividades do dia a dia, contribui para evitar dores ou lesões, recomendam os profissionais da saúde. Porém, há situações que precisam de um acompanhamento médico.

Quem já tem problema de coluna deve prestar atenção a dores intensas, dor crônica com alterações de força e sensibilidade na perna, associada a perda de peso ou febre, ou dor após um trauma“, alertou o ortopedista, em uma publicação do Jornal da USP em 2021.

Preocupante

*Imagem: Reprodução/Ilustrativa

Uma situação ainda mais preocupante, relatada por médicos, é sobre atendimentos a pacientes com faixa-etária cada vez mais jovem. Francisco Sampaio Júnior, neurocirurgião, especialista em coluna vertebral, informou que recebe em consultório pacientes com menos de 10 anos.

Ele alerta que é um quadro ainda mais preocupante porque crianças estão em “desenvolvimento ósseo, articular e muscular”, disse ele em entrevista a Natuza Nery do Podcast O Assunto do g1.

Uma das principais causas disso, segundo o médico, é o uso excessivo dos aparelhos smartphones e tablets, por exemplo, causadores do chamado “pescoço de texto”. – Uma condição identificada recentemente, que provoca “aumento de 100% a 150% de carga nos discos intervertebrais“.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo