Em um recado à humanidade, especialmente para aquelas pessoas que as vezes acham que são maiores que Deus, o Papa Francisco, em sua homilia na última Quarta-feira de Cinzas (22), lembrou: “só o Senhor é Deus e nós somos obra das suas mãos. Mas muitas vezes nos esquecemos que viemos da terra e precisamos do Céu e que sem Ele, somos só pó“.
A cerimônia que teve início com a procissão penitencial, aconteceu na Basílica de Santa Sabina e contou a participação de cardeais, bispos, monges beneditinos, padres dominicanos e fiéis.
Na celebração, o Pontífice recordou que as Cinzas da Quaresma, simbolizam que somos. E pediu para que as pessoas reflitam sobre o seu lugar, perante o Criador.
“Por isso a Quaresma é o tempo para nos lembrarmos quem é o Criador e quem é a criatura, para proclamar que só Deus é o Senhor, para nos despojarmos da pretensão de nos bastarmos a nós mesmos e da mania de nos colocar no centro, ser o primeiro da turma, pensar que podemos, meramente com as nossas capacidades, ser protagonistas da vida e transformar o mundo que nos rodeia.”
Para Francisco, segundo noticiou o Vatican News, existem pessoas que se vestem com uma ‘máscara’, objetivando se mostrarem perfeitas aos ‘olhos do mundo’, esquecendo quem é o verdadeiro Deus. E para esses hipócritas, ele invocou o que disse o Próprio Jesus, no Evangelho: “contra as falsidades e a hipocrisia: não as dos outros, mas as nossas“.