PUBLICIDADE
DestaqueNotícias

Brasil bateu recorde de geração de energia renovável em 2022, diz CCEE

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, foi considerada um recorde em 2022, com uma marca de 92% na participação de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa do total gerado pelo SIN (Sistema Interligado Nacional). Este foi o maior percentual dos últimos 10 anos, segundo informou a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), na última quarta-feira (1º).

Levantamento da CCEE mostra que as fontes produziram quase 62 mil megawatts médios de energia. Isso foi possível graças ao cenário hídrico climático mais favorável, ‘que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água, e da expansão das usinas movidas pelo vento e pelo sol‘, diz o estudo.

Pata Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE, “este é o resultado de uma matriz energética diversificada, característica que nos coloca à frente de quase todos os outros países. Além de ser um ganho imensurável para o meio ambiente, essa característica nos traz uma série de oportunidades em novos mercados, como o de créditos de carbono e de hidrogênio renovável, que vão gerar benefícios para a sociedade nos próximos anos”.

Percentuais das usinas

A geração solar centralizada teve, segunda a CCEE, o maior aumento em 2022: 64,3% na comparação com o ano anterior. Foram produzidos mais de 1,4 mil MW médios. 88 novas fazendas solares ao SIN fizeram o segmento alcançar 4% de representatividade na matriz nacional.

Na geração hidráulica, as chuvas que caíram no ano passado contribuíram para um aumento de 17,1% na produção, elevando para 48 mil MW médios. Com a reversão o cenário crítico de 2021, o país ficou numa situação muito mais confortável para 2023. ‘Hoje a capacidade instalada desta fonte é de 116.332 MW‘, revela a publicação.

No comparativo anual, a geração eólica cresceu 12,6%, fornecendo mais de 9 mil megawatts médios. De acordo com as informações, atualmente o país conta com 891 parques eólicos. Juntos somam mais de 25 mil megawatts de capacidade instalada.

A geração por biomassa, produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar, registrou um leve aumento de 0,3%. Fornecendo quase 3 mil MW médios. No momento, existem 321 usinas deste tipo, com capacidade instalada total de 14.927 MW.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo