PUBLICIDADE
Notícias

Censo 2022: IBGE divulga nota esclarecendo o andamento da contagem

O IBGE está realizando o Censo Demográfico 2022 de forma transparente, com vários mecanismos de controle, seguindo rigorosamente todas as etapas necessárias e imprimindo qualidade em todas as fases da operação. Até o dia 24 de janeiro de 2023, foram visitados cerca de 89 milhões de domicílios e recenseadas 184 milhões de pessoas“, inicia o comunicado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado nesta terça-feira (24).

A instituição garante que a qualidade da cobertura de um Censo, é acompanhada por meio de indicadores do sistema de supervisão e de modernas e inéditas ferramentas de geotecnologia, além de retorno a campo para verificação in loco.

De acordo com o Instituto, o Censo 2022 conta ainda com a PPE (Pesquisa de Pós-Enumeração), “feita por amostra de setores censitários, cujo principal objetivo é fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta“, garante a instituição, emendado que o referido modelo, inicia após os setores selecionados estiverem totalmente coletados e supervisionados. “A divulgação da PPE está prevista no plano de divulgação do Censo 2022“, completa a nota.

Em relação ao atraso da coleta deste período, o IBGE atribui à falta de pessoal. “Em alguns municípios essa escassez foi consequência de mais oportunidades de emprego existentes no local“, justificou. O comunicado diz ainda que o órgão não tem medido esforços para minimizar a falta de recenseadores. “Demandou medidas provisórias a fim de flexibilizar o recrutamento e permitir a contratação de servidores públicos aposentados; aumentou a remuneração dos recenseadores; implementou o pagamento de ajuda locomoção das equipes; e fez acordos com secretarias municipais de saúde e universidades“.

Em outro trecho, o Instituto que realiza a contagem da população brasileira a cada dez anos, afirma está se dedicando para minimizar os efeitos do atraso desta operação e garantir a qualidade dos resultados. Informa também que até outubro do ano passado, foram realizadas 65% da coleta do Censo de 2022. “Destacamos ainda que se trata de uma pesquisa com coleta eletrônica, o que reduz a possibilidade de erro durante a captação das informações, visto que as datas de referência da pesquisa fazem parte das perguntas inseridas no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Ademais, existem perguntas de cobertura para verificação das informações, além da etapa de supervisão prevista, conforme salientado acima. Existe um sistema de supervisão muito abrangente e efetivo“.

Para 2022, a dotação orçamentária foi de R$ 2.292.957.087. Em 2023 teve um acréscimo de R$ 233.873.573, revela o Instituto. Não foi anunciado a data para a divulgação do resultado final da contagem do Censo 2022.

O IBGE alega ter feito ampla campanha de divulgação com publicidade paga e entrevistas, para conscientizar a população sobre a importância de participar do processo, porém, não teve o alcance desejado. A última contagem da população aconteceu em 2010. A atual que deveria ter ocorrido em 2020, não foi possível por conta da pandemia. Confira a íntegra do comunicado, clicando aqui.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo