Estudantes da UFRB vencem Prêmio Jovem Quilombola Inovador
Os estudantes Alaine dos Santos Gama e João Paulo dos Anjos dos Santos, da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), respectivamente dos Campis Amargosa e Cachoeira, venceram o Prêmio Jovem Quilombola Inovador, da Fundação Cultural Palmares, categoria estudante e egresso de graduação, beneficiários do Programa Bolsa Permanência, matriculados no período de 1° de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021, conforme exigência do Edital.
De acordo com as informações, o resultado foi publicado no DOU (Diário Oficial da União), no dia 22 de dezembro de 2022. Foram selecionadas 25 iniciativas criativas. No geral, Alaine ficou em segundo lugar e João Paulo na sexta colocação, na premiação do Nordeste. Cada um ganhou um prêmio em dinheiro, no valor bruto de R$18 mil.
Texto publicado no site da UFRB, indica que “o objetivo do concurso foi impulsionar a criatividade de alunos quilombolas, em suas atividades acadêmica de graduação de discentes de comunidades remanescentes de quilombos, certificadas pela Fundação Cultural Palmares“. Além disso “o prêmio busca incentivar a criação e gerenciamento coletivo de produtos a partir de potencialidades ambientais e culturais; melhorias na produção da agricultura tradicional para soluções com uso de tecnologias sustentáveis na produção e armazenamento de alimentos com respeito às tradições“, completa.
Alaine Gama e João Paulo, falaram um pouco sobre seus projetos. “A comunidade ficou muito feliz por estar sendo contemplada pelo projeto, já estamos nos articulando com a Associação Quilombola dos Agricultores Familiares de Bebedouro para estarmos recebendo a universidade e às pessoas que irão desenvolver o projeto junto comigo e com o professor Tiago Santos“, disse Gama. Por sua vez, o sexto colocado demonstrou a satisfação sua e da comunidade. “Para nós, como alunos da UFRB, para a comunidade e para as mulheres quilombolas empreendedoras, fico feliz do nosso trabalho ser reconhecido dessa forma“. E completou: “a premiação reconhece e valoriza as práticas de mulheres tradicionais quilombolas“. Confira as informações completas, clicando aqui.