Réveillon de São Paulo: entenda com vão funcionar o metrô e trem
O Réveillion de São Paulo já é uma das principais atrações do calendário festivo da maior cidade da América Latina.
Na noite do dia 31 de dezembro para a madrugada do 1º dia do Ano Novo, a Avenida Paulista recebe a maior quantidade de pessoas por metro quadrado já registrado no Brasil. Segundo as estatísticas, cerca de 2 milhões de paulistanos e turistas ocupam um espaço de aproximadamente 1,0 km da avenida quem tem 2,5 km de extensão, para acompanhar os shows musicais e a tradicional queima de fogos de artifícios na virada.
Apesar de ficar numa região bem centralizada na cidade, no local do evento não é permitido o acesso de veículos.
Por isso, a melhor opção para quem deseja ir curtir a festa, é o transporte público, especialmente o metrô.
Por isso o Metrô paulistano organiza uma operação especial para atender esse público. De acordo com a Agência Brasil, a empresa vai operar de forma ininterrupta entre a noite de hoje (31) e madrugada de amanhã (1º).
“Três estações da linha Verde (Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp) e duas da linha Amarela (Paulista e Higienópolis-Mackenzie), que operam nas proximidades da Avenida Paulista, estarão abertas durante toda a noite. A estação Consolação, que fica mais perto do palco dos shows do réveillon, será fechada a partir das 16h de sábado. A companhia indica que os bilhetes sejam comprados com antecedência“, diz trecho da publicação.
Por outro lado, as demais estações das linhas Verde e Amarela, além das linhas Azul, Vermelha, Prata e Lilás, funcionarão com embarque e desembarque até as 2h. Depois desse horário, somente para desembarque. “Elas voltam a funcionar normalmente às 4h40“, reforça a matéria.
Já os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) operam normalmente neste sábado. Porém, na madrugada de domingo, as estações ficarão abertas apenas para desembarque de quem for utilizar a transferência com destinos a Jundiaí (Linha 7), Rio Grande da Serra (Linha 10), Estudantes (Linha 11), Calmon Viana (Linha 12) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13).
“As linhas 8 e 9, administradas pela Via Mobilidade, vão operar 24 horas para embarque e desembarque nas estações de transferência (Pinheiros, Santo Amaro e Barra Funda). As demais estações funcionarão apenas o desembarque após as 2h”, destaca a AB.
Quem mora na Região Metropolitana e desejar e passar a virada na capital, os ônibus terão operação semelhante a um domingo. “A demanda de passageiros será monitorada para que sejam ofertadas mais viagens, caso seja necessário”, informa a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos).
A festa
Após dois anos sem poder celebrar uma de suas principais festas, por causa da pandemia, a Avenida Paulista volta a receber o Réveillon. Com o tema O Momento do Reencontro, os organizadores esperam um público de 2 milhões de pessoas, o que devem movimentar mais de R$ 450 milhões de reais.
Segundo a Agência Brasil, a queima de fogos este ano será silenciosa. Ao contrário disso, vários artistas prometem agitar a noite de quem for prestigiar seus shows. Entre as atrações estão: Fafá de Belém, padre Fábio de Melo, Ziza Fernandes, o rapper Xamã, Tierry, Leonardo e a escola de samba Mancha Verde.
“O palco começou a ser montado pela SPTuris, empresa da prefeitura de São Paulo, no dia 21. A estrutura, que será desmontada até o dia 3 de janeiro, foi instalada entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. Ela terá 16 metros de largura, 20 de profundidade e oito de altura, maior que nos anos anteriores”, descreve a AB.