Bruno sinaliza mudanças no secretariado da capital baiana, nome forte da chama de Neto pode ocupar uma pasta

Rumores e expectativas vêm tomando conta da prefeitura de Salvador, nos últimos dias. Fontes ligadas ao prefeito Bruno Reis (UB), dizem que ele sinaliza fazer algumas mudança no secretariado. Insatisfações com os resultados das eleições para o governo do Estado e fraco desempenho de alguns titulares das pastas, estão entre as motivações para as trocas.
Entre os mais cotados para deixar o cargo, está Marcelo Oliveira (Educação), indicado pelo prefeito João Gualberto (PSDB), de Mata de São João. Além de o secretário não está com bom desempenho na função, inclusive não se entende com o sindicato de professores, também pesa contra ele, a fraca votação obtida por ACM Neto no município administrado por Gualberto. Por lá, quem ganhou foi Jerônimo (PT). “A avaliação é de que faltou maior empenho de Gualberto para ajudar Neto no município“, revela publicação do Metro1, desta segunda-feira (28).
Ainda de acordo com a reportagem, “o deputado estadual Tiago Correia tem sido especulado para o posto, o que faria o PSDB manter a secretaria e ainda daria ao suplente Paulo Câmara (PSDB) um mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)”. Porém, o portal informa que aliados de Reis garantem ele “quer um quadro 1extremamente técnico1 na Smed e que tenha boa relação com os docentes“.
Também no alvo, a Secretaria Saúde está prevista a saída de Décio Martins. Com isso, a vice-prefeita soteropolitana Ana Paula Matos assumiria ocuparia a cadeira, mantendo a pasta com o PDT.
Outro nome que surge forte para comandar uma secretaria na prefeitura, é do ex-candidato ao Senado pela chapa de Neto, o deputado federal (mandato finalizando no fim deste ano), Cacá Leão. Ele assumiria a Segov (Secretaria de Governo).
“Já, para a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), o nome cotado é a deputada federal eleita Rogéria Santos (Republicanos), o que possibilitaria ao suplente Marcelo Nilo (Republicanos) ganhar a cadeira [na Assembleia Legislativa]”, segundo o Metro1. Há ainda, expectativas de mudanças na Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), na Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública). “Na Semop, a saída do advogado Alessandro Pereira Lordello já foi confirmada“, finaliza.