PUBLICIDADE
ExteriorNotícias

Marido de brasileira é eleito Senador nos EUA: “Pensilvânia, sua vice-primeira-dama é uma ex-imigrante ilegal. Obrigada”, disse ela em resposta à um rival político em 2018

Em 2018, o democrata John Fetterman, foi eleito vice-governador da Pensilvânia (EUA). Na época, sua mulher, a brasileira do Rio de Janeiro, Gisele Barreto Fetterman, publicou a mensagem acima em seu perfil no Twitter. Politicamente atuante e muito ativa nas redes sociais, a carioca foi fundamental na campanha do marido ao Senado dos EUA, sendo eleito com 50,5% dos votos, nas chamadas ‘eleições de meio de mandato’, encerradas nesta terça-feira(9).

Porém, a mensagem da brasileira na rede social, 4 anos atrás, segundo o portal BBC News Brasil, foi uma resposta para um político rival que a acusou de estar ilegalmente no País. “Gisele nunca escondeu que viveu por 15 anos como imigrante ilegal nos EUA até obter seu green card (o visto de residência) em 2005 e sua cidadania em 2009“, diz.

Ainda conforma a BBC News, “a resposta de Gisele, no entanto, mostrou que ela não tem vergonha de sua história e que não deixaria isso ser usado como ofensa”. que sinaliza essa não ter sido a última vez que ela sofreu ataques por ser imigrante. “No ano passado, um vídeo de uma mulher xingando a brasileira no supermercado viralizou nas redes, causando revolta no público“.

Em outro trecho, o site informa que Ester Barreto, mãe de Gisele, também se mudou para os EUA, mesmo sem ter visto, para trabalhar como faxineira em Nova York depois que a irmã sofrer sete assaltos em um mesmo ano, no Rio de Janeiro.

A vitória de Fetterman

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo as informações, John Fetterman venceu o médico-celebridade o republicano rico Dr. Oz, “que tinha o apoio do ex-presidente Donald Trump e ficou famoso por dar conselhos de saúde no programa da apresentadora Oprah Winfrey“, revelou o site da BBC News Brasil.

A vitória do político da Pensilvânia para o Senado, teve dois significados para os democratas: em um cenário que mostra um desequilíbrio dos republicanos na Casa, isso pode definir o futuro da gestão do presidente Joe Biden. O outro, foi um valor histórico para o Estado, visto que desde 1962, não ocupava uma cadeira naquele Parlamento.

Mas, talvez o maior desafio, tenha sido Fetterman superar um sério problemas de saúde durante a campanha. “Ele sofreu um AVC antes das primárias e sua fala ainda estava afetada em agosto, quando ele apareceu publicamente pela primeira vez desde o incidente médico“, aponta o site.

De acordo com a publicação, rivais e jornalistas duvidavam de sua saúde, exceto o jornal The New York Times, que afirmou que no último debate ele estava fluente o suficiente para concorrer à disputa.

Durante a campanha, em um vídeo ao lado de Gisele, o democrata afirmou ter orgulho da trajetória da esposa. “Eu tenho orgulho da história da minha esposa e dos sacrifícios que sua mãe fez ao tentar uma vida melhor nos EUA, porque se não fosse isso eu não teria minha parceira e minha incrível família“. Ele disse ainda que a atuação e opiniões da mulher, o influenciaram muitas de suas posturas políticas, a exemplo da própria imigração.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo