Dia dos Professores: 98% dos brasileiros acreditam que bons professores transformam as vidas das pessoas; diz pesquisa
Dados divulgados nesta sexta-feira(14), mostram o reconhecimento da sociedade brasileira pelos professores do País. Entre as pessoas ouvidas, 98% acreditam que eles são capazes de transformar vidas. O levantamento feito pelo Instituto Península, em parceria com o IPEC (ex-IBOPE), revela a “percepção da população brasileira sobre a profissão professor”.
De acordo com a divulgação feita pelo Instituto, além de quase 100% dos brasileiros acreditarem na capacidade desses mestres, para 76%, eles são competentes. E 72% reconhecem que a profissão não é valorizada, quando comparada com outras como médicos, engenheiros e advogados. 74% acreditam que seja tão ou mais difícil ser professor. 20% da população acham que os professores tenham melhores condições de trabalho do que outras profissões, diz a pesquisa.
Ainda segundo os dados, os mesmos 98% dos brasileiros que reconhecem a importância do professor para o país, não enxerga a escola como um ambiente profissional adequado para eles exercerem seus trabalhos. Apenas 45% dos entrevistados acreditam que os professores são cuidados e respeitados no ambiente escolar e 57% responderam que os estudantes respeitam seus professores.
No contexto da efetividade do trabalho, 85% da sociedade destacaram que os professores agem em prol do melhor interesse para seus alunos. 78% sinalizam que mesmo em condições de trabalhos desafiadoras, eles demonstram ser profissionais de qualidade e capazes de gerar bons resultados para os estudantes.
Segundo Heloisa Morel, Diretora-Executiva do Instituto Península, “a valorização da profissão professor é um tema que merece estar na pauta sempre. Essa pesquisa traz uma evidência concreta que a população reconhece e valoriza o trabalho do professor. Acreditamos que a pandemia tenha evidenciado o papel dos docentes à medida em que as escolas foram fechadas e as aulas passaram a ser remotas, trazendo para ainda mais perto das famílias o dia a dia da relação ensino-aprendizagem. Com certeza esse foi um passo importante para a valorização da profissão que forma todas as outras, mas ainda longe do satisfatório. É preciso, sobretudo, investirmos nas condições de trabalho dos educadores e oferecermos a eles oportunidades de desenvolvimento. Precisamos entender, como país, que os professores são os principais agentes de transformação para uma Educação de qualidade e, consequentemente, do nosso crescimento enquanto nação”.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui…