Cruz das Almas: na inauguração da restauração de escola prefeito carregou criança e secretária Geisa falou ao Acesse News, sobre retorno às aulas, transporte escolar e outros assuntos

Como parte da comemoração dos 125 anos de emancipação política do município, a prefeitura de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, está inaugurando algumas obras de pavimentação de ruas e restauração de escolas e creches municipais.
Entre as escolas que foi totalmente renovada e qualificada, está a unidade Professora Natália Velame, no bairro da Coplan.
Na manhã deste domingo (10), o prefeito Ednaldo Ribeiro, juntamente com a secretária de Educação, Geisa Novaes e comitiva, descerraram a placa de entrega da unidade de ensino à comunidade. Em seu discurso, Ribeiro ressaltou as conquistas de sua gestão e a parceria com o governo federal. Demonstrando carisma, posou para foto, carregando uma criança.

Durante o evento, a secretária Geisa Novaes concedeu entrevista ao Acesse News e falou sobre acessibilidade nas escolas do município, a restauração e requalificação da unidade da Coplan, sobre transporte escolar e programação para o retorno das aulas nesse segundo semestre, entre outros assuntos. Confira aí…
Acesse News: Na comemoração dos 125 anos de emancipação política de Cruz das Almas, a escola Professora Natália Velame, reformada e sendo entregue para os alunos, secretária?
Geisa Novaes: É um momento, uma manhã [por volta das 11h] muito gratificante, uma manhã de alegria. Estamos entregando à essa comunidade da Coplan, mais uma unidade [de ensino] reformada, Escola Professora Rosa Natália Velame. Um momento de muita satisfação. Aqui foi feito, a requalificação dessa unidade escolar, com aquisição de banheiro PNE (Pessoas com Necessidades Especiais), para crianças com necessidades educativas especiais. Fora toda a requalificação do prédio, com passeio, rampa de acessibilidade, cobertura [da via de entrada] para quando os alunos estiverem adentrando a unidade no período chuvoso, não se molhem. Então assim, estamos trabalhando em prol de uma educação pública de qualidade no município de Cruz das almas, devolvendo a dignidade para os nossos profissionais de educação, os nosso alunos e a nossa comunidade local.
AN: Antes de entrarmos em outros critérios da educação, eu quero abordar justamente a questão da acessibilidade. Estou aqui em frente a uma criança numa cadeira de rodas. Como está o programa para a acessibilidade dentro das escolas, secretária?
GN: A maioria de nossas escolas, senão todas, não havia acessibilidade. E [agora] nós estamos sim, preocupado(as), e em cada requalificação das unidades escolares, estarmos atendendo as solicitações do PNE, visto que o nosso município hoje tem um número crescente de alunos com deficiências e precisamos dá condições, para que esses estudantes possam está dentro das unidades escolares. Todas as unidades estão tendo rampa de acessibilidade, banheiro PNE, portas sendo alargadas, para que esses alunos possam ter o seu conforto. Estamos também com a parte humana, com nosso profissionais, os cuidadores, para estarem dando assistências à esses estudantes.
PUBLICIDADE
AN: Numa avaliação mais ampla da educação cruzalmense, estamos no início das aulas do segundo semestre de 2022, como está a programação. Tem alguma novidade?
GN: Nós tivemos no último dia 4, segunda-feira, uma formação para todos os nossos profissionais de educação, para retomada das atividades no segundo semestre. Um momento muito significativo. Importante para que os nossos profissionais possam está se qualificando, cada dia mais, para estarem dentro da sala de aula desenvolvendo seus trabalhos. O segundo semestre vem aí com muita novidade. Com empenho de todos, para que nós possamos dar continuidade, o protagonismo quem faz a diferença. Um novo olhar, para recomeçar. E o município de Cruz das Almas, vem tendo um novo olhar para a educação pública do município.
AN: Uma questão que vem sendo muito debatida na cidade [município], é em relação ao transporte escolar. Já resolvida essa demanda… como está?
GN: A questão do transporte escolar, é algo realmente que tem nos preocupado. Estamos atentos essa demanda. Gostaria de aproveitar o momento, para pedir a colaboração de toda a população. Entenda que o transporte escolar, ele é para o aluno. Mas às vezes, muitas pessoas querem pegar carona, o que acaba superlotando o transporte escolar. Deixo aqui, mais uma vez, o meu apelo para toda a população, que compreenda, que esse transporte, é realmente para o estudante.
AN: Vamos combinar um momento, para fazermos uma entrevista mais ampla no nosso programa Acesse News no Ar (Web Rádio A Voz da Gente). O que mais, nessa inauguração, a senhora gostaria de deixar de recado para os alunos, pais [e mães] de alunos, nesse retorno às aulas?
GN: Gostaria de dizer… vamos continuar mantendo todos os cuidados necessários [contra a Covid-19], utilizando o distanciamento social, sempre que possível. Uso da máscara, sempre que sentir vontade. A higienização das mãos. [Contar com] a conscientização dos nossos estudantes, que venham para as unidades [escolares] realmente com o intuito de estudar, está aprendendo. A pandemia nos deixou aí, dois anos fora desse convívio social, que os nossos estudantes, as nossas crianças precisam. E nós estamos agora, empenhados em estarmos recuperando todo esse processo perdido e estarmos dando um ‘renovo’ para os nosso estudantes, para a nossa educação. Dizer que nós estamos motivados à fazer sempre o melhor, para obtermos uma educação pública de qualidade no município de Cruz das Almas.