Bordejo de Canoas e Saveiros de Maragogipe, há mais de meio século colorindo as águas do Paraguaçu
Com mais de meio século de tradição, aconteceu no último domingo (3), a 53ª edição do Bordejo de Canoas e Saveiros (veja o vídeo abaixo), do município de Maragogipe, no Recôncavo da Bahia.
Este é um evento que já faz parte do calendário turístico do município e enche de orgulho, desde os mais antigos aos mais jovens dos maragogipenses.
E neste final de semana, as águas do Rio Paraguaçu ficaram coloridas com as embarcações à vela que participaram da competição, promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. De acordo com as informações, cerca de 30 canoas competiram nesta edição, que teve largada no porto de Nagé e e ponto de chegada no Cais do Caijá.

“A Prefeitura de Maragojipe incentiva os eventos tradicionais, pois valoriza a história desta terra de riquezas naturais e culturais“, diz o texto publicado nas redes sociais. Houve premiação em dinheiro, troféus e medalhas paras os primeiros colocados.
O evento que costuma atrair turistas da região, contou com uma grande participação do publico à margem do rio. Além de ter sido contemplado e vibrado com a beleza e a competição das embarcações nas águas, também curtiu os shows com o Samba de Roda Filhos de Oxossi, Tatay Guerreiro, Amaury Quirino e a banda Filhos de Jorge.

“Agente está mostrando à Bahia, ao Brasil e ao mundo, que Maragogipe é um celeiro de gente navegante“, disse o prefeito Valnício Armede. “Sem dúvidas, o maior bordejo de todos os tempos“, reforçou o secretário Francisco Gomes.