DestaqueMUNICÍPIOS

Cruz das Almas: com prontuário eletrônico, prefeitura investe na informatização das unidades de saúde do município

Começou esta semana em Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, o processo de informatização de suas unidades de saúde do município. A partir de agora, os registros físicos de papel estão sendo substituídos pelo PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão).

De acordo com nota divulgada ontem pela Assessoria de Comunicação, com o novo prontuário, todas as informações clínicas dos pacientes e administrativas de cada unidade, ficam armazenadas em um software, para facilitar o acompanhamento dos médicos.

Segundo a nota, a Secretaria de Saúde já recebeu 52 novos computadores, para a implantação desse sistema na Atenção Básica do Município, contemplando assim, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e as USF (Unidades de Saúde da Família).

A expectativa é de que, em breve, mais equipamentos sejam distribuídos. Para a secretária de Saúde, Kaliane Ferreira, o objetivo é modernizar e organizar o funcionamento dos serviços oferecidos à população. “Esse sistema vai trazer melhorias contínuas para os serviços de saúde, além de facilitar e acelerar o fluxo de atendimento nas unidades“, afirmou.

Os agentes de saúde

Momento em que a secretária de Saúde Kaliane Ferreira e o prefeito Ednaldo Ribeiro entregaram um dos tablets a uma das agentes de saúde (Foto: Reprodução/Divulgação)

O comunicado informa também, que esse processo de informatização começou a partir da entrega recentemente, de 147 tablets aos agentes de saúde.

Com isso, as informações coletadas por eles, são integradas com a plataforma digital, disponibilizada por meio do sistema e-SUS Atenção Básica, do Ministério da Saúde.

Para a enfermeira Dandara Coni, da USF da comunidade do Vilarejo, o prontuário eletrônico facilita o acompanhamento dos dados e favorece a territorialização das pessoas acompanhadas pela equipe. “A gente consegue ter um histórico completo do paciente, onde ficam registrados os medicamentos, consultas, problemas de saúde ativos e outras informações. Além disso, o PEC possibilita a otimização de nossas demandas de forma rápida”, comentou.

Confira aí um resumo sobre o que está sendo implantado


Deixe seu comentário... é importante para nós!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: