PUBLICIDADE
Notícias

MEC formará professores para o Novo Ensino Médio do Brasil

Já está definido pelo MEC (Ministério da Educação). O NEM (Novo Ensino Médio) será realidade no país a partir do ano que vem. Para isso, a entidade pretende preparar os professores das redes pública e privada para a implementação das mudanças.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério, “são cinco formações gratuitas, disponíveis no Avamec, referentes a cada uma das áreas do conhecimento que estarão nas matrizes curriculares no ano que vem: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas“.

Ainda segundo a informação, “haverá o módulo Mundo do Trabalho, que mostra como os docentes poderão orientar os estudantes sobre projeto de vida, carreira e empreendedorismo. Os módulos são de 180 horas“. Continua o texto.

Também terá propostas de aplicação prática, com soluções pedagógicas interdisciplinares. “O objetivo é atingir os 505.782 docentes de ensino médio que atuam nas escolas públicas. Os docentes da rede privada também poderão se beneficiar dessa formação“, completa.

O curso e as inscrições

De acordo com o MEC, o curso contará com conteúdos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A meta é que seja uma educação integral, que vise desenvolver as competências e habilidades do estudante.

Para Mauro Rabelo secretário da Educação Básica, é importante preparar os professores para as mudanças na aplicação da carga horária dos estudantes e a nova organização curricular.

O curso terá 900 horas de conteúdos, distribuídas entre as quatro grandes áreas do conhecimento (180 para cada), além do módulo Mundo do trabalho, voltado ao mercado, diz a publicação do MEC.

Não é uma formação somente teórica. Temos consciência da importância de esse conteúdo estar alinhado à prática e às inovações“, disse Renato Oliveira, diretor de formação docente e valorização de profissionais da educação da SEB (Sistema Educacional Brasileiro).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do Ambiente Virtual do MEC (Avamec), tanto por professores da rede pública, quanto da rede privada de ensino.

Na visão de Danilo Dupas, presidente do Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), “é uma iniciativa que não só terá impacto positivo na qualidade do ensino para superar as consequências da pandemia, mas que também é sustentável para além desse período que estamos vivendo“, avaliou ele.

*Fotos: Luis Fortes/MEC

**Texto atualizado às 22:h10min

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo