Equipe cruzalmense segue para disputa do Campeonato Brasileiro de Karatê em Aracajú; mesmo sem apoio

Uma equipe de karatecas da cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, seguiu nesta sexta-feira (29), para a disputa do IV Campeonato Brasileiro da modalidade, que será realizado em Aracajú(SE).
A abertura do evento começa às 18h de hoje e as competições a partir de amanhã, com as finais acontecendo no domingo (31). Serão várias categorias, distribuídas respectivamente por faixas-etária e pesos dos atletas.
Treinados pelo professor, sensei Arnaldo Neto (faixa preta do 6° Dan, 14 vezes campeão Brasileiro e também campeão Sul-Americano), os atletas do CAKC (Cruz das Almas Karatê Clube), filiado à FKDEB (Federação de Karatê e Desporto do Estado da Bahia), vão com a missão de representar não só a cidade, como também o estado, na competição.
Por amor ao esporte, eles seguem no mesmo dia do início do campeonato e retornarão logo após o encerramento. O motivo, segundo revelou o treinador (que também irá competir) em conversa com o Acesse News, via whatsapp? – Redução de custos com hospedagens, alimentação, etc, por escassez de recursos. E mesmo assim, o treinador/atleta acredita no desempenho da equipe e a certeza de que trarão bons resultados na bagagem… Clique e ouça a fala de Neto…

Além de ressaltar o empenho e dedicação dos competidores, o professor [foto] destacou o atleta Raul Vieira Rocha, médico de 71 anos de idade, que iniciou no karatê há três anos e já é faixa roxa, na categoria sênior, faixa-etária acima de 55. “Ele abraçou o Karatê aos 68 anos, é difícil uma pessoa com essa idade entrar no karatê e hoje tá competindo pela primeira vez, com 71 anos, competindo em um Campeonato Brasileiro, o que é inédito. Acredito que na Bahia não teve nenhum [atleta] a disputar um campeonato com essa idade. É um fato histórico. E na cidade [com certeza] nunca teve um atleta nessa idade, à participar“, disse.
Apoio
Há cerca de duas décadas, competindo individual, ou em equipe e sempre levando o nome de Cruz das Almas pelo Brasil e em campeonatos internacionais, o super campeão lamenta ainda sofrer com a falta de apoio, seja do poder público ou mesmo da iniciativa privada. Inclusive, Neto disse ter procurado a Secretaria de Esportes da prefeitura.
“É uma equipe de nível internacional, que precisa de mais apoio. A gente não conseguiu apoio com a prefeitura, teve a promessa de um carro [para transportar os atletas], mas depois recuaram“, reclamou o professor, acreditando ser por divergências políticas. Confira a sonora…
O Acesse News entrou em contato com o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Valdo Caldas, que confirmou ter conversado com o professor Arnaldo Neto, porém, por dificuldades no orçamento da prefeitura nesse período pandêmico, não foi possível atendê-lo nesse momento, mas prometeu apoiá-lo futuramente. Ouça aí…
Por sua vez, Neto acredita ser possível haver apoio tanto dos poderes públicos [prefeitura e câmara de vereadores], quanto do comércio, para o esporte amador local, mas também para as modalidade que disputam competições profissionalmente. O professor fala, inclusive, ter um projeto para apresentar à prefeitura. Dê um play…
A equipe
Arnaldo Neto (Categoria Master A – Faixa Preta Absoluto)
Luis Artur (Faixa Preta – Adulto F 80+ kg)
Thalysson Maia (Faixa Verde – Infantil A +. 1,30 Altura)
Helena Menezes (Faixa Laranja – Infantil A até 1,45 Altura)
Beatriz Fiuza (Faixa Verde – Infantil B Acima de 1,45 Altura)
Bianca Carvalho (Faixa Verde – Infanto Juvenil B acima de 45 kg)
Maria Cecília Brito (Faixa Vermelha – Infanto Juvenil A até 45 kg)
Sophia Fiuza (Faixa Roxa – Infantil D Acima de 1,45 Altura)
Benjamim Menezes (Faixa Verde – Infantil B até 1,50)
Luis Felipe Saturnino (Faixa Laranja – Infanto Juvenil B Acima de 60 kg)
Benjamin Cardoso (Faixa Vermelha – Juvenil A Acima de 70 kg)