Que tal circular num carro sem motorista? Google já testa Waymo One

Já se imaginou fazendo um itinerário dentro da cidade, ou mesmo numa viagem mais longa, de uma cidade à outra, à bordo de um carro sem motorista? Não, isso não é ficção. E graças ao Google, essa novidade já está acontecendo nos Estados Unidos e logo, chegará à outras partes do mundo.
Trata-se do Waymo One. Serviço de transporte autônomo, que funciona via App, 24h por dia e promete chegar ao mercado para competir com os motoristas prestadores desse serviço. “Nossa missão é tornar tudo mais seguro e fácil para todos. Sem a necessidade de alguém no banco do motorista“, afirma a empresa.
Claro que alguns até podem dizer, mas aqui já temos por exemplo, os trens da Linha Amarela do Metrô em São Paulo que circulam sem um condutor. Sim, é verdade. Porém, a diferença é que na linha do metrô não há trânsito. Outros carros na via, pessoas caminhando, motoqueiros, etc. Ou seja, uma série de situações e obstáculos, para testar a habilidade do dispositivo que está conduzindo o veículo.
Inicialmente o serviço está sendo experimentado apenas por um grupo seleto de usuários na região metropolitana de Phoenix, EUA. Baixa o aplicativo e chama-se pelo celular, como já acontece com outros serviços de taxi recentes. E ainda não há previsão de sua expansão para outros países, incluindo o Brasil. “Primeiro, ofereceremos o Waymo One a centenas de pilotos que já usaram nossa tecnologia. Com o tempo, esperamos disponibilizar o Waymo One para ainda mais membros do público, à medida que adicionamos veículos e dirigimos em mais lugares. A tecnologia de condução automática é nova para muitos, por isso estamos a proceder com cuidado ao conforto e conveniência dos nossos pilotos em mente. Inicialmente, os motoristas treinados em Waymo irão supervisionar nossos veículos Waymo One“, disse John Krafcik, CEO do Waymo.
O começo da Wavmo One
A ideia que começou em 2009. Além da mobilidade e concorrência, promete ter um preço da passagem bem competitivo, o qual poderá ser conhecido antes do cliente aceitar a viagem, numa base de calculo estimado através dos fatores tempo e distância. Um dos carros testados, foi idealizado para comportar até três adultos e uma criança.
Enquanto essa novidade não chega por aqui, que tal um passeio para ficar aí no seu imaginário…
Confira no vídeo…
Créditos da Fotos: Divulgação
