Whatsapp: golpe das passagens aéreas

Hoje pela manhã, recebi no Whatsapp, uma dessas mensagens que, muitos curiosos e aqueles que gostam de levar vantagem em tudo, adoram. ‘Pessoal, a GOL está dando passagens grátis…’
Abaixo da tal mensagem, vem a indicação de um link falso, parecido com o da companhia. É só clicar e cair no GOLPE.
Isso já é uma prática conhecidíssima na internet. Porém, ainda tem muita gente caindo nessa armadilha. Segundo o Portal Olhar Digital, até ontem, cerca de 30 mil pessoas haviam sido vítimas dessa fraude.
Veja aí o Print da minha tela…
Matéria do Olhar Digital
Confira a íntegra da matéria de: 10/07/2018 17H40
Mais um dia, mais um golpe circulando pelo WhatsApp. A empresa de segurança eletrônica PSafe revelou nesta semana que mais de 30 mil pessoas foram vítimas de um esquema de phishing que voltou a circular prometendo passagens aéreas de graça.
O golpe, em si, não chega a ser novidade. O Laboratório de Pesquisa da ESET denunciou o mesmo esquema em novembro do ano passado. Na época, ele também fez muitas vítimas pelo Facebook. Desta vez, os ataques estão concentrados no WhatsApp.
Tudo começa quando o usuário recebe uma mensagem indicando que a companhia aérea Gol está “dando passagens grátis”, seguida de um link. Ao tocar nele, o usuário é redirecionado para uma página falsa que usa o logo da Gol para parecer legítima.
Naturalmente, a promoção de duas passagens aéreas gratuitas não existe. Em alguns casos, o golpe termina quando o usuário é levado a instalar extensões ou aplicativos maliciosos no PC ou no celular, que podem roubar informações sigilosas.
A recomendação é a de que você sempre desconfie de promoções generosas demais que chegam pelo WhatsApp, mesmo que venham de contatos confiáveis. O aplicativo vem testando um recurso que promete alertar quando um link é suspeito, mas ele não substitui a atenção do usuário.