Procurando emprego…? Siga as dicas dos recrutadores

Como você costuma se comportar na hora da entrevista de emprego e depois que foi contratado ou contratada?
Saiba o que os recrutadores mais observam nos candidatos à vaga. Essa uma análise é feita logo no face a face , ou seja, na hora da entrevista. Isso é para mostrar ao candidato, quais atitudes as empresas esperam de seus colaboradores, na hora da tomada de decisões importantes, na era da globalização.
No anos passado, a Exame.com publicou uma reportagem de Camila Pati, falando sobre quais as habilidades, o pessoal do RH, mais observa num candidato à vaga de emprego, para decidir pela sua contratação ou não.
Se você é daquele(a)s que estão buscando uma vaga nesse restrito mercado de trabalho, primeiramente acredite em seu potencial e depois, pesquise dicas de como se comportar na entrevista. Poderá ser útil.
O www.blogdojc.com.br reproduziu a matéria na íntegra (leia abaixo), com os respectivos links, para que você possa se inteirar melhor a respeito do assunto.
Confira aí…
– O que é mais importante na hora de escolher um candidato? Pesquisa elaborada pela equipe da plataforma de recrutamento d’hire com 300 profissionais de RH brasileiros mostra que 54,4% dão a mesma importância para as características técnicas e de comportamento na hora de escolher um candidato.
Mas 41,2% deles consideram o comportamento até mais importante do que a técnica. Esta última só vale mais na visão de 4,4% dos recrutadores.
Gráfico
Arte: blogdojc.com.br

O aspecto comportamental mais valorizado é a inteligência emocional, competência que há um bom tempo é classificada por especialistas como decisiva para o sucesso profissional. Confira as habilidades mais lembradas pelos recrutadores de grandes empresas, que podiam citar mais de uma:
Características % que os recrutadores citaram como mais importantes
Inteligência emocional 75,70%
Gerenciamento de pessoas 65,20%
Resolução de problemas complexos 58,80%
Orientação para cliente 47%
Negociação /Tomada de decisão 42,90%
O estudo mostra, no entanto, que, apesar de a atitude de um profissional ser tão importante na avaliação de um recrutador para saber se ele é a pessoa certa para a vaga, a grande maioria (73,3%) não tem ferramenta para medir de forma precisa questões como a aderência cultural entre empresa e potencial contratado.
O chamado fit cultural, no jargão de RH, é, segundo outra pesquisa recente, feita pela consultoria LHH, a questão mais desafiadora do processo de recrutamento.
Clique aqui Camila Pati e encontre dicas e opções de vagas de emprego.
Imagem Destaque: Reprodução (Rawpixel Ltd/Thinkstock)