PUBLICIDADE
CULTURA & LAZERGaleria NEWSMunicípiosNotícias

Conectar Cultural lança livro multimídia trilíngue sobre manifestações culturais do Recôncavo Baiano

Obra reúne registros inéditos dos projetos premiados e será distribuída em evento gratuito com sessão de autógrafos, em São Félix, no dia 22 de maio

*Por: Assessoria de Comunicação | Fotos: Divulgação

No próximo dia 22 de maio (sexta-feira), das 18h às 20h30, em São Félix, cinco grupos de fazedores e fazedoras de Cultura do Recôncavo da Bahia, verão suas manifestações culturais materializadas nas páginas do livro multimídia trilíngue “Conectar Cultural – Recôncavo da Bahia”, publicado em português, inglês e espanhol. O lançamento marca a conclusão da primeira edição do Conectar Cultural, iniciativa que, em 2025, premiou cinco grupos de manifestações culturais entre mais de 100 inscritos, destinando R$ 100 mil a cada um para o fortalecimento da cultura tradicional da região.

Resultado de um mapeamento cultural realizado em diferentes municípios do Recôncavo, a publicação reúne fotografias, entrevistas, materiais audiovisuais inéditos e relatos sobre saberes e práticas que compõem o patrimônio imaterial baiano. Construído coletivamente por pesquisadores, produtores culturais e representantes das manifestações participantes, o livro se consolida como um importante registro da memória e identidade da região, buscando ampliar a circulação dessas histórias e fortalecer o reconhecimento de grupos e tradições muitas vezes invisibilizados.

O evento contará com sessão de autógrafos dos coletivos homenageados, coquetel, presença de pesquisadores, representantes culturais, autoridades públicas e instituições parceiras, além de apresentação musical da Orquestra Baile União. Distribuído gratuitamente no lançamento e também mediante solicitação no site do projeto, o livro estará disponível em formato impresso, digital e audiobook, com conteúdos complementares acessados por QR Code. A iniciativa pretende deixar como legado a preservação das expressões culturais do Recôncavo para as futuras gerações, em diálogo com políticas de salvaguarda cultural defendidas por órgãos como UNESCO e IPHAN.

Fruto da parceria entre o Ministério da Cultura, o Instituto Neoenergia e o Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), com patrocínio da Neoenergia via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Conectar Cultural se firma como um modelo inovador de valorização das culturas imateriais brasileiras. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT, por meio da FUNCEB, IPAC e CCPI, Superintendência do IPHAN na Bahia, UFBA, UFRB, UNEB, Fundação Hansen Bahia e Instituto Popular do Recôncavo.

Estar na Bahia, ao lado de pessoas que fazem e vivem a cultura, é profundamente inspirador. O Conectar Cultural hoje se concretiza no Recôncavo, território marcado pela sua pluralidade e imensa riqueza cultural. Nosso compromisso, enquanto Instituto, é seguir ampliando o acesso a recursos para além dos grandes centros, chegando às comunidades do interior, fortalecendo iniciativas locais e promovendo pertencimento por meio da valorização da cultura”, comemora Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

.

Serviço:

.

O quê:Lançamento do livro “Conectar Cultural – Recôncavo da Bahia”

Data: 22 de maio de 2026 (sexta-feira)

Local: Centro Cultural Dannemann – Avenida Salvador Pinto, 29 – São Félix (BA)

Horário: 18h a 20h30

Entrada: Gratuita

.

Grupos Contemplados no Livro

.

Samba do Machucador (Cruz das Almas): Formado majoritariamente por mulheres negras, o grupo Samba do Machucador se destaca pelo ritmo único construído a partir do som de pratos e machucadores de madeira. A proposta artística do grupo resgata a memória de resistência das trabalhadoras dos armazéns de fumo e das casas de fazenda do Recôncavo Baiano. Com o projeto “Festival da Cultura Popular: Uma Jornada pelas Raízes do Recôncavo”, a iniciativa busca valorizar as tradições ancestrais da região por meio de oficinas de música, percussão, samba de roda e turbantes, além de rodas de conversa em escolas, feiras de artesanato e apresentações culturais. As ações fortalecem a economia criativa local e aproximam a comunidade de sua própria história e identidade.

Nego Fugido (Santo Amaro): Há mais de um século levando para as ruas a memória da resistência dos negros escravizados no Recôncavo, o grupo Nego Fugido, da comunidade quilombola do Acupe, em Santo Amaro, apresentou o projeto “Nego Fugido e as Memórias das Testemunhas: O Corpo e o Recôncavo como Território de Aprendizagens”. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o protagonismo de crianças e adolescentes, preservar os saberes ancestrais das comunidades quilombolas por meio da produção de livros, e-books e materiais audiovisuais, ações socioeducativas, desenvolvimento artístico e intelectual dos estudantes, além da capacitação de professores para uma educação inclusiva e conectada à história local.

Associação dos Artesões (Saubara): A força do artesanato tradicional do Recôncavo Baiano foi celebrada com o projeto “Renda de Bilro e Trançado de Palha – Memória e Patrimônio”, proposto pela Associação dos Artesãos de Saubara. Liderada pelas mestras Maria do Carmo Amorim — referência nacional e internacional na preservação da renda de bilro — e Raimunda Alexandria, guardiã do trançado de palha de licuri. O projeto tem como propósito preservar e difundir essas tradições seculares, fortalecendo a identidade cultural de Saubara e a atuação da Associação das Rendeiras, por meio da promoção de oficinas práticas, a produção de um minidocumentário e uma exposição pública, que vão possibilitar a transmissão dos saberes entre gerações e ampliar a visibilidade do artesanato da região.

Sociedade Filarmônica União Sanfelixta (São Félix): Com mais de um século de tradição musical no Recôncavo Baiano, a histórica Sociedade Filarmônica União Sanfelixta, da cidade de São Félix, foi contemplada com o projeto “Música nos Bairros”, criado em 2004. A iniciativa tem como objetivo levar apresentações musicais gratuitas a bairros periféricos e comunidades rurais, ampliando o acesso à cultura, aproximando a população da música instrumental e valorizando a identidade cultural local. A proposta busca também estimular o surgimento de novos talentos para a continuidade da tradição musical no Recôncavo Baiano.

Artculação de Mulheres Negras e Quilombolas de Cachoeira: Também foi contemplado o projeto do 11º Encontro de Mulheres Negras e Quilombolas no Quilombo, realizado pela Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas do Quilombo Engenho da Ponte, em Santiago do Iguape, Cachoeira. O evento já reuniu mais de 6 mil participantes de todo o Brasil, fortalecendo a identidade negra e quilombola por meio de rodas de conversa, oficinas e atividades culturais. Consolidada como um espaço essencial de resistência, articulação comunitária e preservação de saberes ancestrais, a iniciativa agora pretende ampliar seu alcance com a Caravana Cultural da Salvaguarda Negra em sete territórios quilombolas, a continuidade do encontro anual no Engenho da Ponte e a criação do Plano de Salvaguarda Negra dos Quilombos de Cachoeira.

Ficha Técnica:

Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura

Textos: Adriana Cerqueira, João Vanderlei,

Grupo de Trabalho: Sr. Hermano Fabrício Queiroz (Superintendente do IPHAN na Bahia), Sayonara Pereira Trindade Pinto (Chefe do Escritório Técnico do IPHAN – Rio de Contas – BA), Sr. Fellipe Amaral (IPHAN), Sra. Nadjane Estrela (Chefia de Gabinete da Secult/BA), Sra. Adriana Cerqueira Silva (Gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC), Sra. Sara Prado (Diretoria Geral FUNCEB/Secult/BA), Rute Santos de Jesus (Assessoria Especial de Gabinete – FUNCEB) Sra. Cristiane Taquari (Coordenação Geral CCPI), Prof. Dr. Danillo Barata (Pró-reitor de extensão UFRB), Prof. Dr. Daniel Marques (Coordenador de Cultura UFRB), Sra. Lu Barretto (Instituto Popular Recôncavo – IPR), Sr. Dalmo Peres (Instituto Popular Recôncavo – IPR), Sr. Luan Peres (Instituto Popular Recôncavo – IPR), Profa. Dra. Nelma Arônia Santos (Assessoria Especial de Cultura e Arte/Uneb), Prof. Dr. José Roberto Severino (Facom/UFBA), Prof. Dr. Leonardo Costa (Diretoria da Facom/UFBA), Sra. Ússula Flávia Gomes Pinto (Assessoria da Fundação Hansen Bahia (Cachoeira/BA))

Curadoria: Marcia Moreira

Coordenação de Produção: Thiago Catelani

Produção Executiva: Neusa Martins

Assistentes de Produção: Larissa Lima, Matheus Batista, Rafaela Cerântola, Marcos Almeida, Felipe Ramos, Viviane dos Santos, Gilmar Vieira, Lucas Conserino

Pesquisa: Dra. Violeta Salazar

Assistente de Pesquisa: Isabelle Anjos

Coordenação Gráfica: Gustavo Andrade, Vitória Sena, Eduarda Monteiro, Híris Ribeiro

Design Gráfico: Cesar Mangiacavalli

Coordenação Editorial: Alexa Editora

Registros Audiovisuais: Viva Comunicação Interativa

Acervo ISPAC: Cassius Borges

Tradução ao Inglês: Renata Vanz

Tradução ao espanhol: Dra. Violeta Salazar

Assessoria de Imprensa: Viva Comunicação Interativa

Agradecimento Especial: Aos detentores da Cultura do Recôncavo da Bahia

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo