PUBLICIDADE
CULTURA & LAZERDestaqueMunicípiosNotícias

Câmara de Cruz das Almas: vereador Euricles Neto apresenta projeto que beneficia os blocos juninos locais

Na sessão ordinária desta segunda-feira (23), foi apresentado à Câmara Municipal de Cruz das Almas, o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vereador Euricles Neto (Podemos), que reconhece os blocos juninos locais, como manifestação cultural de interesse público, patrimônio cultural e imaterial do município.

De acordo com o texto, “passam a ser considerados Blocos Juninos os grupos organizados que participam das festividades promovendo apresentações musicais, culturais e artísticas típicas do período, além de incentivar a integração comunitária e a participação popular“.

Segundo a informação, o projeto também autoriza o Poder Executivo Municipal a incentivar os blocos por meio de editais culturais. Além disso, sugere a inclusão deles no calendário oficial de eventos do município e também a promover ações de preservação e divulgação das referidas manifestações.

Após a proposta ser oficializada, os blocos poderão firmar parcerias, principalmente financeiras, “com instituições públicas e privadas“.

Justificativa: ainda conforme a assessoria do presidente do Legislativo, na justificativa, “o autor [do projeto] ressalta que os festejos juninos constituem uma das maiores expressões culturais do Nordeste e que, no município, os blocos desempenham papel fundamental na movimentação da economia local, no estímulo ao turismo e no fortalecimento do sentimento de pertencimento da população“.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo