Em entrevista ao Acesse News na última sexta-feira (30), a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, revelou um dado preocupante sobre, um dos motivos que, segundo ela, mais contribui para diminuir o número de vagas do sistema da regulação. “70% dos leitos de UTI estão ocupados por acidentes de trânsito. Então, se a gente melhorar o sistema de trânsito e a direção defensiva, vai diminuir a quantidade de acidentes, então teremos menos leitos ocupados e a gente poderá atender mais a população“, disse.
Durante a entrevista (ouça o trecho da fala dela mais abaixo), Santana afirmou que o setor ortopédico é o de maior demanda no serviço de saúde pública da Bahia. “A população pode ajudar“, apelou a secretária, sugerindo que as pessoas precisam assumir maior responsabilidade, por exemplo, ao dirigir um carro ou pilotar uma moto no trânsito.

Políticos na regulação: ao ser indagada por que pessoas doentes demoram para serem reguladas e que aparentemente políticos conseguem vagas rápidas para determinadas pacientes quando alguns casos chegam à imprensa, a titular da Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) respondeu que políticos não atuam. Falou sobre a transparência do sistema, que segundo ela, passa por auditoria. Informou ainda que, ao assumir a Secretaria, o percentual da população que buscava a regulação e conseguia atendimento em até 24h era de 49% e atualmente é de 71%, após a implantação de novos hospitais no Estado.