
Confira cinco dicas para lidar com os efeitos prejudiciais do calor e da vasodilatação nas pernas
*Por: Assessoria de Comunicação | Imagem: Licença de Conteúdo/Pixabay
A chegada da estação mais quente do ano exige atenção redobrada com a saúde vascular. O calor intenso provoca a vasodilatação, processo em que os vasos sanguíneos se expandem para auxiliar no resfriamento do corpo. Esse fenômeno pode dificultar o retorno do sangue ao coração, resultando em pernas pesadas, dor e o surgimento de edemas que causam desconforto ao longo do dia.
Conforme dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o calor pode ser um desafio ainda maior para alguns grupos específicos de pacientes, por isso, é essencial que essas pessoas tenham o acompanhamento médico especializado. Entre os mais afetados estão:
- Mulheres: sofrem mais com as altas temperaturas devido às variações hormonais, que influenciam na elasticidade das veias e facilitam a retenção de líquidos nas pernas;
- Pessoas com doenças crônicas ou histórico familiar: pacientes com obesidade, varizes ou histórico de trombose possuem maior chance para o agravamento dos sintomas dessas doenças durante o verão;
- Idosos: apresentam naturalmente vasos menos elásticos e musculatura da panturrilha mais frágil, o que prejudica o bombeamento sanguíneo, principalmente nos dias mais quentes.
Medidas preventivas para a saúde vascular: para minimizar os efeitos das altas temperaturas na circulação sanguínea, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a SBACV e Ministério da Saúde recomendam algumas estratégias que podem auxiliar não somente no verão, mas ao longo de todo o ano:
- Hidratação reforçada: a ingestão de água é fundamental para manter a viscosidade do sangue adequada, o que facilita o fluxo circulatório mesmo sob calor extremo.
- Atividade física: exercícios simples, como flexões dos pés, ativam a panturrilha, região que funciona como um coração periférico, essencial para bombear o sangue de volta aos membros superiores.
- Elevação das pernas: repousar com as pernas para cima por 15 a 20 minutos, três vezes ao dia. O método utiliza a gravidade para reduzir o acúmulo de líquidos e aliviar a sensação de peso.
- Cuidado com a postura: evitar permanecer na mesma posição, em pé ou sentado, por períodos prolongados. A recomendação é movimentar as pernas a cada hora.
- Uso de compressão graduada: as meias de compressão graduada auxiliam o sistema venoso ao aplicar uma pressão externa controlada. Isso compensa a vasodilatação causada pelo calor e ajuda na prevenção do inchaço.
Compressão e conforto térmico: as meias de compressão graduadas surgem como aliadas mesmo nos dias quentes. A tecnologia aplicada a esses acessórios, como nas linhas Ever Sheer e Hobby da SIGVARIS GROUP, empresa especializada em soluções de compressão médica inovadoras e de alta qualidade, utiliza materiais respiráveis que garantem a troca térmica e não causam sensação de calor excessivo nas pernas.
Escute suas Pernas: Para conscientizar a sociedade sobre os riscos e a importância de se prevenir doenças venosas, a SIGVARIS GROUP lançou a campanha “Escute Suas Pernas”, que visa compartilhar informações de saúde em todos os seus canais. Saiba mais no site oficial sigvaris.com/escutesuaspernas e no perfil sigvarisgroup.brasil nas redes sociais.
Sobre a Sigvaris Group: é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenir e tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida.
- Conteúdos assinados são de responsabilidade dos próprios autores e das autoras.