PUBLICIDADE
Notícias

Mototaxista: governo do Estado está qualificando e certificando esses profissionais, incluindo entrega de kits de segurança e acesso a linha de crédito

O governo do Estado está realizando a qualificação e certificação de mototaxistas e motofretistas por meio do Projeto Condução Decente, de autoria da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte). O curso teve início nesta terça-feira (13), aconteceu na Seinfra (Secretaria da Infraestrutura da Bahia), no Centro Administrativo, em Salvador, e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

De acordo com informações da Seinfra, no dia de ontem foram certificados cerca de 200 profissionais, de 16 municípios. Eles receberão também, kits de proteção individual, incluindo “colete, capacete, antena corta-pipa e bolsa térmica, para motofretistas; e colete, dois capacetes e antena corta-pipa, para mototaxistas“.

Para o governador, “quando um trabalhador não tem uma condição regularizada, ele fica inseguro. Então, nosso trabalho deve ser o de valorização desta categoria profissional, de quem acorda 4h para transportar pessoas, medicamentos, mercadorias. Vamos capacitar e reforçar a segurança com capacetes, coletes, bags e linha de crédito, para o profissional ter um veículo decente. O Brasil não vive sem a profissão de vocês“, disse o chefe do Executivo.

Ainda segundo a Senfra, até 2027 o projeto vai qualificar 6.500 profissionais, em 75 municípios baianos.”Curso Especializado, com carga horária de 30 horas, e Curso de Atualização, de 10 horas, para motoboys e mototaxistas” e complementa afirmando que “os conteúdos abordam temas como ética e cidadania, legislação de trânsito, gestão de risco, segurança e saúde, atendimento ao cliente, transporte de pessoas e cargas e prática veicular“.

Linha de crédito: os participantes do curso também terão acesso a linha de crédito da Desenbahia “destinada à aquisição de motocicletas novas, utilizadas na prestação de serviço autônomo de mototáxi e/ou motofrete, com cilindradas de 125 a 190 cilindradas, prazo de até 60 (sessenta) meses para pagar, sem carência, com juros de 1% a.m“. Os interessados serão avaliados pelo Desenbahia.

Mais informações sobre o curso, podem ser obtidas clicando aqui.

Augusto Vasconcelos, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, ressalta que “essa certificação representa um avanço importante na construção de políticas públicas do Governo do Estado voltadas para quem vive do trabalho sobre duas rodas. Além da formação e dos kits de segurança, estamos oferecendo acesso ao crédito para renovação da frota, integrando ações de segurança, qualificação profissional e inclusão produtiva“.

A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em parceria com a FLEM (Fundação Luís Eduardo Magalhães), o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia), a Sefaz (Secretaria da Fazenda) e a Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia).

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo