PUBLICIDADE
Notícias

Câncer de mama na Bahia: programa de rastreamento da doença atende mulheres do sudoeste da Bahia

Focado nas mulheres de 50 a 74 anos, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, iniciativa da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado), chega à região de Brumado e Vitória da Conquista. Em 2026, a campanha foi iniciada nesta segunda-feira (12), no município de Cândido Sales.

De acordo com a Sesab, o programa itinerante “visa a prevenção, detecção precoce e tratamento da doença em todo o estado da Bahia“.

Para Roberta Santana, secretária estadual da Saúde, “quando conseguimos fazer um diagnóstico precoce do câncer de mama, a gente chega a uma possibilidade de cura de até 95%, refletindo diretamente na taxa de sobrevivência. O crescimento da rede de assistência oncológica alinhada a uma boa cobertura da mamografia de rastreio de câncer de mama é muito importante para aumentar o sucesso no tratamento e reduzir a mortalidade pela doença“.

Em comunicado, a Sesab afirma que após a mamografia, exames diagnósticos complementares são realizados em pacientes que apresentarem imagens inconclusivas. “As mulheres com diagnóstico positivo serão encaminhadas, através do programa, para tratamento em unidades de Alta Complexidade, referência em Oncologia“, destaca.

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBa

Como participar: para participar do programa, basta apresentar o RG ou outro documento de identificação e comprovante de endereço.

Municípios: segundo as informações, até o mês de maio, os próximos municípos a serem contemplados são: Vitória da Conquista, Maetinga, Anagé, Caraíbas, Cândido Sales, Planalto, Belo Campo, Ribeirão do Largo, Barra do Choça, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Poções, Condeúba, Cordeiros, Piripá, Tremedal, Encruzilhada, Presidente Jânio Quadros, Mirante, Brumado, Aracatu, Guajeru, Malhado de Pedras, Tanhaçu, Barra da Estiva, Ibicoara, Contendas do Sincorá, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas, Jussiape, Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Rio do Pires, Macaúbas, Ibipitanga e Boquira.

Ainda conforme o informativo, na última década o programa chegou aos 417 municípios baianos, com a realização de cerca de 3,3 milhões de mamografias.

O câncer de mama: é o tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres no Brasil. É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor. – A mamografia bienal para as mulheres na faixa etária estabelecida é a estratégia de rastreio indicada, enquanto o diagnóstico precoce é formado pelo tripé: população (alerta para os sinais e sintomas suspeitos); profissionais de saúde (capacitados para avaliar os casos suspeitos) e sistemas e serviços de saúde (preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna e com qualidade).

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo