Sesab sedia encontro franco-brasileiro sobre Analgesia Peridural no Parto
A Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) informou ter sediado um encontro com especialistas franceses para discutir sobre Analgesia Peridural no Parto. “Nesta quinta-feira (18), o auditório Lúcia Alencar, localizado na sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) foi palco do II Seminário Franco-Brasileiro sobre Analgesia Peridural no Parto, reunindo especialistas brasileiros e franceses em um debate que apontou estratégias voltadas à ampliação do acesso à analgesia peridural no parto à população baiana“, disse em comunicado enviado à imprensa, nesta sexta-feira.
De acordo com as informações, o encontro serviu para reforçar os laços entre a Sesab e o Ministério da Saúde do país europeu. A parceria é fruto de um intercâmbio de experiências, iniciado em outubro deste ano, quando uma missão brasileira visitou centros de referência franceses “especializados em analgesia no parto natural — técnica que permite à mulher vivenciar o nascimento com conforto, segurança e autonomia“, destaca a nota.
PUBLICIDADE
O subsecretário da Saúde baiana, Paulo Barbosa, foi quem coordenou o encontro que contou ainda com outros profissionais da Sesab, representantes do Ministério da França e membros da FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz); ISC/UFBA (Instituto de Saúde Coletiva da UFBA); CHU Angers (Centro Hospitalar Universitário de Angers); CHU Lille (Centro Hospitalar Universitário de Lille) e Embaixada Francesa.
O evento

A Sesab afirma que profissionais e gestores da saúde dos dois países compartilharam experiências e conheceram um pouco mais sobre a oferta da analgesia “como opção às gestantes ainda durante o pré-natal, reconhecida como um direito das mulheres e um dos pilares da humanização do parto“.
– O evento faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, liderado pela Fiocruz-RJ, Universidade Federal da Bahia e Ministério da Saúde da França para Ampliação da Oferta da Analgesia Peridural no Parto em Maternidades Brasileiras.
Para Paulo Barbosa, “um encontro como este é muito importante para trazer ao Brasil um método que humaniza o parto e tranquiliza a gestante. No Brasil, muitas mulheres recorrem à cesariana apenas pelo medo da dor. Queremos mudar essa realidade e ampliar o direito à escolha“.
Entre outras coisas, no encontro foram apresentadas a Rede de Maternidade sob Gestão da Sesab e o Projeto de Ampliação da Oferta da Analgesia Peridural no Parto em equipamentos de saúde brasileiros. Já a França apresentou experiências de hospitais universitários franceses e debateu mitos e verdades sobre a analgesia peridural durante o parto. “Também foram abordados os temas de manejo da analgesia pelos franceses e os cuidados com complicações e monitorização materna, além da assistência multidisciplinar e o papel da enfermeira obstétrica (Sega-Femme) no processo obstétrico“, enfatiza o informativo.
