El Doguito “Brahma”: o point da boemia de Cruz das Almas

*Publieditorial
“Desde 2009 tivemos momentos alegres, mas também de superação em nossa trajetória“, diz o visionário Luciano Lordêlo, idealizador e fundador do El Doguito (o bar da Brahma), que segundo ele, é “um ambiente que mistura história e cultura“.
Localizado na Rua Rui Barbosa 691 (em frente ao portão principal da UFRB), em Cruz das Almas, o espaço tornou-se o point do local e mudou o cenário da antiga Rua da Estação, sendo o ponto de encontro dos boêmios cruzalmenses e de estudantes da Universidade Federal do Recôncavo.
“Tornou-se um ponto de encontro e momentos inesquecíveis da boêmia da cidade. Foi mentor do circuito dos festejos de São João. Com essa merecida homenagem a Murilo Sena, forrozeiro do Acarajé com Camarão“, afirma Luciano, ao referir-se à iniciativa dele em parceria com outros comerciantes da rua, para transformar aquela área em um espaço do forró no período junino.
Com o apoio da prefeitura, a partir deste ano de 2025 a Rua Rui Barbosa passou a fazer parte do calendário oficial dos festejos juninos do município. Já em seu primeiro ano, o circuito teve atrações como, por exemplo, a dupla Iguinho e Lulinha.
Instalado há 16 anos naquele local, o El Doquito vem promovendo o desenvolvimento turístico da cidade de Cruz das Almas e virou referência, a ponto de muitas pessoas apelidarem o endereço de “Rua do DOGUITO (um diário de gratidão)“, destaca Lordêlo.
O que o El Doquito/Brahma oferece:
- Cerveja gelada
- Música ao vivo
- Almoço de segunda à sexta
- Menu variado toda sexta-feira
- Feijoada e mariscada
.
Gastronomia de boteco: petiscos
– Carne do sol com aipim frito
– isca de frango / filé com fritas
– Hambúrgueres / hot dog na chapa
– Ótimo atendimento e serviço nota 10

.
Mais sobre Luciano Lordêlo
.

Empresário, poeta e compositor, Luciano é filho de Rosa Lordêlo, conhecida por ter o nome emprestado à uma área da cidade, o bairro Dona Rosa. Em 1979, o poeta lançou o livro Tempo, Lágrimas e Poesia. Com lançamentos em Cruz das Almas, Salvador (pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) e Brasília (pela Biblioteca Demonstrativa), segundo ele, a obra foi sucesso de venda.
As músicas de Luciano Lordêlo merecem ser ouvidas. E você encontra no canal dele no YouTube (clique aí no link). “Safra de poesia, canções autorais“, define o empresário artista.



