PUBLICIDADE
ArtigosDestaque

Pix automático desperta mais interesse de jovens e classes D e E

*Por: Fernando Paiva

Pix automático, nova funcionalidade que permite a cobrança de serviços recorrentes diretamente na conta bancária do consumidor, desperta mais interesse entre jovens e pessoas das classes D e E, revela pesquisa realizada por Mobile Time e Opinion Box. Outra descoberta: o brasileiro é mais propenso a substituir pelo Pix automático os pagamentos recorrentes no boleto do que aqueles feitos com cartão de crédito.

De acordo com o estudo, 41% dos brasileiros gostariam de trocar o boleto pelo Pix automático para o pagamento de contas recorrentes como luz, gás, Internet, escola etc. E 59% disseram que não trocariam. O enunciado era o seguinte: “Considerando contas que você paga todo mês com boleto (ex: luz, gás, internet, escola, academia, condomínio etc), você gostaria de trocá-las pelo Pix automático, em que a cobrança é feita por cada empresa por Pix diretamente na sua conta bancária, mediante a sua aprovação?”.

A proporção daqueles interessados em substituir o boleto por Pix automático varia bastante quando segmentado por faixa etária. 52% dos jovens de 16 a 29 anos prefeririam pagar por Pix automático do que por boleto. A proporção cai para para 40% na faixa de 30 a 49 anos e desce para 34% no grupo a partir de 50 anos de idade.

Também há diferença significativa no recorte por classe social. 39% dos consumidores das classes A e B gostariam de trocar o boleto pelo Pix automático. Na classe C, são 36%. O maior percentual foi verificado entre os brasileiros de menor renda, das classes D e E: 46% trocariam boletos por Pix automático.

Na comparação por gênero, a diferença é pequena: os homens (43%) são um pouco mais propensos a trocar que as mulheres (39%).

pix automático

.

Cartão de crédito X Pix automático

A mesma pergunta foi feita para medir o interesse em trocar pagamentos recorrentes com cartão de crédito por Pix automático: “Considerando contas que você paga todo mês no cartão de crédito (ex: serviços de streaming e outras assinaturas variadas), você gostaria de trocá-las pelo Pix automático, em que a cobrança é feita por cada empresa por Pix diretamente na sua conta bancária, mediante a sua aprovação?”.

Neste caso, o interesse do brasileiro pela troca é menor: 36%. Mais uma vez, são os jovens de 16 a 29 anos os mais propensos a trocar (49%), ante os grupos de 30 a 49 anos (36%) e aqueles com 50 anos ou mais (27%). E, de novo, as classes D e E (42%) superam as classes A e B (30%) e C (31%) na proporção de interessados em substituir pagamentos recorrentes no cartão de crédito por Pix automático. Não há diferença significativa na comparação por gênero.

pix automático

.

Análise

Os segmentos que demonstram maior interesse em adotar o Pix automático são também aqueles com menor penetração de pagamentos recorrentes e menor penetração de cartão de crédito: jovens e pessoas de baixa renda. Ao mesmo tempo, esses segmentos estão entre os que mais usam o Pix no dia a dia, seja pela familiaridade no uso da tecnologia (jovens), seja pela falta de cartão de crédito (baixa renda).

O resultado da pesquisa demonstra também que o cartão de crédito está mais bem protegido contra a chegada do Pix automático, provavelmente por causa dos benefícios atrelados ao seu uso, como cashback e milhas, ou por causa da facilidade na gestão de gastos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 27 de novembro, online, com 2.309 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções por gênero, idade, renda familiar mensal e distribuição pelas regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Os dados fazem parte do relatório anual Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio e pagamentos móveis, que será lançado em breve.

Fernando Paiva, é editor do Mobile Time.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo