
Modelo testlet incentiva o desenvolvimento de habilidades de análise crítica, raciocínio lógico e inferência, indo além da simples memorização. (Imagem: Reprodução/MEC)
O MEC (Ministério da Educação) anunciou que “a edição de 2025 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apresenta, pela primeira vez, itens no modelo testlet“. O modelo é “uma metodologia que utiliza um grupo de itens relacionados a um mesmo texto-base, sendo que cada item mantém a sua independência, sem apresentar elementos que possam ser considerados para a resposta de outro“, diz o comunicado enviado ao Acesse News, nesta quarta-feira (12).
Segundo o MEC, quando o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), utilizar um texto-base para vários itens, “torna o exame mais contextualizado e favorece a integração dos conhecimentos avaliados“.
De acordo com as informações, a metodologia também permite avaliar múltiplas competências de forma mais concisa, utilizando o mesmo material de referência para várias questões. “Ao participante, o modelo testlet propicia o desenvolvimento de habilidades de análise crítica, raciocínio lógico e inferência, além de otimizar o tempo de prova“, enfatiza o ministério.
Segundo o MEC, a iniciativa permite:

- leitura e análise de textos mais próximos à integridade da fonte primária;
- redução do tamanho da prova;
- abordagem de contextos mais complexos;
- avaliação de tarefas cognitivas mais complexas;
- evitar o desperdício de esforço na leitura de vários excertos de texto.
“Os itens apresentados nesse modelo foram todos pré-testados, o que assegura a sua qualidade pedagógica e psicométrica. Espera-se que, a partir desta edição, esse modelo seja adotado não apenas para a área de linguagens, na qual ele foi aplicado em 2025, mas também para outras áreas de conhecimento”, ressalta Hilda Linhares, diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep.
Conforme o texto enviado ao Acesse News, “a abordagem é mais utilizada em aplicações que visam analisar a capacidade de o participante compreender e usar informações para demonstrar o conhecimento adquirido ao longo da formação escolar‘. E afirma que “o modelo inclui desde interpretação literal até inferências e aplicações de conceitos“.

Aplicação do exame: ainda segundo o informativo, na aplicação do Enem deste ano que iniciou no último domingo (9), os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação que teve como tema a Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. No último dia do exame, no próximo domingo (16), “os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática“.
Pará: o MEC reforça também que nas cidades do Belém, Ananindeua e Marituba, no Estado do Pará, o Enem será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que está acontecendo em Belém.