Nesta quinta-feira (6), reunião alinhou ações de preparação com órgãos federais e defesas civis estaduais e municipais
*Por: Assessoria de Comunicação
Com previsão de chuvas e ventos intensos para os próximos dias na Região Sul, a Defesa Civil Nacional promoveu, nesta quinta-feira (6), uma reunião de preparação com órgãos federais e defesas civis estaduais e municipais. O objetivo do encontro foi alinhar as ações de resposta ao desastre, preparando a população para possíveis ocorrências de alagamentos, inundações e deslizamentos. A Região Sudeste e o sul da Bahia também podem ser atingidas pelo evento extremo.
O coordenador-geral de Gerenciamento Operacional do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Leno Queiroz, ressaltou que as equipes estarão de plantão. “Nossos técnicos vão ficar à disposição dos municípios, além de monitorar o cenário ao longo do fim de semana. A realização de uma reunião de preparação é importante porque alerta municípios, estados e órgãos do Governo Federal para a possibilidade de ocorrência de um evento adverso, permitindo que adotem as medidas necessárias para a proteção da população“, explicou.
Participaram da reunião representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e defesas civis do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
Previsão: o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso vermelho (grande perigo) de acumulado de chuva para esta sexta-feira (7), com previsão de mais de 100 milímetros (mm) em 24h. Outros dois avisos de ventos costeiros também foram emitidos. Confira aqui e aqui.
Defesa Civil Alerta

Na reunião de preparação, os municípios também foram lembrados dos mecanismos disponíveis para alertar a população diante de um evento extremo, como o Defesa Civil Alerta, implementado em todo o território nacional recentemente. A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco elevado.
Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito, com alcance de celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G.
O novo sistema da Defesa Civil Nacional busca orientar as pessoas sobre as medidas de proteção a serem tomadas. Dessa forma, os alertas terão informações sobre o tipo de risco que está prestes a acontecer e instruções práticas.
As definições de conteúdo e do momento de envio dos alertas são de responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa civil locais e a ação é operacionalizada por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que permite o envio estruturado de mensagens de risco para a população.
O objetivo da ferramenta é proporcionar maior segurança, sendo complementar aos demais mecanismos de alertas de emergência: SMS, TV por Assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts.
*Conteúdos assinados são de responsabilidade dos próprios autores.