PUBLICIDADE
ArtigosDestaqueNotícias

Defesa Civil Nacional: alerta para chuvas e ventos fortes na Região Sul

Nesta quinta-feira (6), reunião alinhou ações de preparação com órgãos federais e defesas civis estaduais e municipais

*Por: Assessoria de Comunicação

Com previsão de chuvas e ventos intensos para os próximos dias na Região Sul, a Defesa Civil Nacional promoveu, nesta quinta-feira (6), uma reunião de preparação com órgãos federais e defesas civis estaduais e municipais. O objetivo do encontro foi alinhar as ações de resposta ao desastre, preparando a população para possíveis ocorrências de alagamentos, inundações e deslizamentos. A Região Sudeste e o sul da Bahia também podem ser atingidas pelo evento extremo

O coordenador-geral de Gerenciamento Operacional do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Leno Queiroz, ressaltou que as equipes estarão de plantão. “Nossos técnicos vão ficar à disposição dos municípios, além de monitorar o cenário ao longo do fim de semana. A realização de uma reunião de preparação é importante porque alerta municípios, estados e órgãos do Governo Federal para a possibilidade de ocorrência de um evento adverso, permitindo que adotem as medidas necessárias para a proteção da população“, explicou. 

Participaram da reunião representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e defesas civis do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais

Previsão: o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso vermelho (grande perigo) de acumulado de chuva para esta sexta-feira (7), com previsão de mais de 100 milímetros (mm) em 24h. Outros dois avisos de ventos costeiros também foram emitidos. Confira aqui aqui.


 

Defesa Civil Alerta
 

Na reunião de preparação, os municípios também foram lembrados dos mecanismos disponíveis para alertar a população diante de um evento extremo, como o Defesa Civil Alerta, implementado em todo o território nacional recentemente. A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco elevado.

Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito, com alcance de celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. 

O novo sistema da Defesa Civil Nacional busca orientar as pessoas sobre as medidas de proteção a serem tomadas. Dessa forma, os alertas terão informações sobre o tipo de risco que está prestes a acontecer e instruções práticas.

As definições de conteúdo e do momento de envio dos alertas são de responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa civil locais e a ação é operacionalizada por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que permite o envio estruturado de mensagens de risco para a população

O objetivo da ferramenta é proporcionar maior segurança, sendo complementar aos demais mecanismos de alertas de emergência: SMS, TV por Assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts.

*Conteúdos assinados são de responsabilidade dos próprios autores.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo