*Editorial – Por: Dell Santana
Quem acompanhou a legislatura passada da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, percebia que o vereador Roberto Ximba (eleito à época pelo PP – Partido Progressista, na chapa de Orlandinho PT – Partido dos Trabalhadores), era bastante participativo nos debates da Casa, especialmente ao usar a Tribuna no Pequeno e Grande Expedientes.
O edil, apesar de ter sido eleito pelo grupo de oposição ao prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), passou a adotar um discurso e uma postura favoráveis ao governo municipal, afirmando está agindo em benefício da população. Tal conduta, recebia duras críticas dos colegas da pancada da qual Ximba fazia parte.
O parlamentar chegou até a dizer, da própria Tribuna, que após adotar a nova inclinação política, começou a ser praticamente hostilizado por pessoas nas ruas e nas redes sociais. Diante das circunstâncias, não demorou muito para ele romper definitivamente com os “aliados” e entrar de vez para o time do “Tio Nal”, ganhando cada vez mais prestígio no clã do prefeito.
Essa decisão garantiu ao vereador de primeiro mandato, não apenas aprovações e execuções de algumas indicações dele, como também, o levou a compor a Mesa Diretora do Legislativo, sendo eleito 2° Secretário na reeleição do presidente Thiago Chagas (PSD), após acordo com a bancada do Executivo.
Com isso, o vereador foi ganhando cada vez mais espaço na gestão municipal. Meses depois, trocou o Partido Progressista pelo Republicanos e foi para o novo pleito eleitoral. – Aí veio a consagração: foi reeleito com quase o triplo dos votos do primeiro mandato… 1.744. E de quebra, viu os ex-colegas de bancada serem, todos eles, reprovados pelos eleitores nas urnas.
Do prestígio ao “escanteamento”?
.

O que se desenhava um segundo mandato com maior prestígio para o vereador, parece não está acontecendo. Ao menos nesses primeiros meses dessa nova legislatura, iniciada em 1° de janeiro.
Ximba (agora apelidado, a pedido dele mesmo, de ‘Ximba da Saúde’, por ter adquirido uma ambulância para dar assistência a pacientes carentes), que anteriormente, era bem mais participativo nos discursos no plenário e maís interativo com os colegas de parlamento, com a imprensa e até com parte da plateia que prestigia as sessões, ultimamente tem estado visivelmente “mudo” e “escanteado”.
Faz tempo que não sobe à Tribuna para defender as próprias indicações ou projetos. E muito menos para mencionar o governo municipal.
Também chamou a atenção, o nome de Roberto Ximba ter sido preterido para compor a nova Mesa Diretora do Legislativo, agora comandada pelo vereador Euricles Neto (Podemos), forte aliado do prefeito reeleito.
Da sua cadeira, na última fileira (a partir da Mesa Diretora para a galeria), o novo republicano e mais votado, entre os candidatos do partido para estar alí, somente observa as decisões e vota nas pautas listadas na “Ordem do Dia“.
O que disse o vereador: numa conversa informal dias atrás, o vereador Ximba da Saúde disse à este editor, está tudo bem entre ele a gestão municipal. E que esse atual momento mais “contido” dele, deve-se a um problema de saúde pelo qual passou recentemente.

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).